Livraria Canto Geral

Baixada Fluminense recebe circuito literário infantil a partir desta quinta

por Redação

Laranjinhas – circuito literário infantil acontece em Caxias e Nova Iguaçu a partir desta quinta (03/11) e vai até sábado (05/11). O encontro entre leitores, livros, escritores e fazedores de cultura, aberto e gratuito, incentiva a leitura e os diversos letramentos de forma lúdica como dispositivo para criar memórias afetivas relacionadas com a literatura. Ao todo são três dias de evento com experiências literárias que visam a diversidade cultural, a importância do protagonismo infantil e a democratização do acesso às diversas formas de leitura. 

Duque de Caxias recebe o primeiro encontro, que acontece no Espaço Literário Balaio de Leitura, no bairro Jardim Primavera, das 10h às 17h. Já na sexta-feira (04/11) e no sábado (05/11), é Nova Iguaçu quem sedia o circuito no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, das 13h às 17h. Além das atividades literárias para os pequeninos, quem for até o circuito também vai poder participar das oficinas de ilustração, contação de histórias, além da vivência musical ”Som de Infância” recheada de canções para as crianças.

O nome Laranjinhas é uma referência aos antigos pomares de Nova Iguaçu, berço das três produtoras do projeto. Como a fruta cítrica é símbolo da cidade, no diminutivo remete à ideia de que a cidade também pode frutificar literatura entre os pequenos. “Acreditamos muito na potência desse cultivo da leitura como agente transformador”, diz a escritora e uma das idealizadoras do projeto Hanny Saraiva. “É através desses encontros literários que reconfiguramos a ideia de pertencimento e afeto. Queremos que todos os laranjinhas possam vivenciar o mundo encantado dos livros e perceber que a cidade também é pólo criador de uma cultura literária”, enfatiza Hanny.

“Acredito que é sempre bom lembrar às crianças de como o universo da leitura é mágico e encantador. Sinto que esse hábito tem se perdido um pouco com a invasão dos celulares e tablets na rotina dos pequenos. A proposta do Laranjinhas é que eles estreitem laços com a literatura e criem memórias afetivas com os livros e a cidade”, destaca a coordenadora de produção, e também idealizadora do projeto, Priscilla Gomes.

A programação reúne ainda autores e a leitura de seus livros infantis que abordam temas como respeito às diversidades, tolerância, respeito à natureza e às diversas formas de ser; apresentações artísticas, além da feira pocket com stand de troca-troca de livros, sebos, editoras e autores independentes que atuam no mercado infantil. Liz Córdova, uma das produtoras do evento, aposta nos espaços onde o livre brincar e os livros andam de mãos dadas. ”Para tornar realidade um pouquinho dos nossos sonhos de criança, queremos transformar o espaço da Casa de Cultura (em Nova Iguaçu) e a Biblioteca Comunitária da Tecendo uma Rede de leituras (em Caxias) em uma grande ‘casa de vó’, cheia de afeto e aconchego”, revela a produtora, que também está ansiosa para ver a interação do público. ”Está sendo muito gostoso pensar a programação, pessoas convidadas e cada ação do circuito. A programação variada tem o objetivo de encantar crianças de diferentes idades com um dia recheado de trocas e interações”, completa Liz.

O projeto também estimula os encontros presenciais entre as crianças e a inserção delas no universo mágico do ler e do saber. “Acredito que é sempre bom lembrar às crianças de como o universo da leitura é encantador. Sinto que esse hábito tem se perdido um pouco com a invasão dos celulares e tablets na rotina dos pequenos. A proposta do Laranjinhas é que eles estreitem laços com a literatura e criem memórias afetivas com os livros e suas cidades”, conclui a coordenadora de produção, e também idealizadora do projeto, Priscilla Gomes.

Laranjinhas – circuito literário infantil é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural 2. 

Programação

DUQUE DE CAXIAS

03/11/2022 QUINTA-FEIRA

10h às 11h – Oficina de ilustração de capas com Renato Cafuzo

10h às 11h – Atividades literárias 

13h30 às 14h30 – Bate-papo com autores Magna Rodrigues e Hanny Saraiva

15h às 16h – Contação de histórias com Baixada Literária

16h às 17h – Carol Brito canta Som de Infância e Adriana Partimpim

NOVA IGUAÇU

04/11/2022 SEXTA-FEIRA

13h às 14h – Oficina de ilustração com Carol Schavarosk

13h às 14h – Bate-papo com autores Gênesis e Lucas de Souza

14h30 às 15h30 – Terreiro brincante com Coletivo Du’Velhomoço

16h às 17h – Carol Brito canta Som de infância

13h às 17h – Expositores: Livraria Córdula, Sil Pedagógicos e Livraria Canto Geral

* Espaço para troca de livros e cantinho com atividades literárias da Baixada Literária.

05/11/2022 SÁBADO

13h às 14h – Oficina de ilustração de capas com Renato Cafuzo

13h às 14h – Bate-papo com autores Luana Galoni e Taís Espírito Santo 

14h30 às 15h30 – Terreiro brincante com Coletivo Du’Velhomoço

16h às 17h – Carol Brito canta Adriana Partimpim

13h às 17h – Expositores: Livraria Córdula, Sil Pedagógicos e Livraria Canto Geral

* Com espaço para troca de livros e cantinho com atividades literárias da Baixada Literária.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via