Início » Baixada Fluminense recebe circuito literário infantil a partir desta quinta

Baixada Fluminense recebe circuito literário infantil a partir desta quinta

por Redação
Livraria Canto Geral

Laranjinhas – circuito literário infantil acontece em Caxias e Nova Iguaçu a partir desta quinta (03/11) e vai até sábado (05/11). O encontro entre leitores, livros, escritores e fazedores de cultura, aberto e gratuito, incentiva a leitura e os diversos letramentos de forma lúdica como dispositivo para criar memórias afetivas relacionadas com a literatura. Ao todo são três dias de evento com experiências literárias que visam a diversidade cultural, a importância do protagonismo infantil e a democratização do acesso às diversas formas de leitura. 

Duque de Caxias recebe o primeiro encontro, que acontece no Espaço Literário Balaio de Leitura, no bairro Jardim Primavera, das 10h às 17h. Já na sexta-feira (04/11) e no sábado (05/11), é Nova Iguaçu quem sedia o circuito no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, das 13h às 17h. Além das atividades literárias para os pequeninos, quem for até o circuito também vai poder participar das oficinas de ilustração, contação de histórias, além da vivência musical ”Som de Infância” recheada de canções para as crianças.

O nome Laranjinhas é uma referência aos antigos pomares de Nova Iguaçu, berço das três produtoras do projeto. Como a fruta cítrica é símbolo da cidade, no diminutivo remete à ideia de que a cidade também pode frutificar literatura entre os pequenos. “Acreditamos muito na potência desse cultivo da leitura como agente transformador”, diz a escritora e uma das idealizadoras do projeto Hanny Saraiva. “É através desses encontros literários que reconfiguramos a ideia de pertencimento e afeto. Queremos que todos os laranjinhas possam vivenciar o mundo encantado dos livros e perceber que a cidade também é pólo criador de uma cultura literária”, enfatiza Hanny.

“Acredito que é sempre bom lembrar às crianças de como o universo da leitura é mágico e encantador. Sinto que esse hábito tem se perdido um pouco com a invasão dos celulares e tablets na rotina dos pequenos. A proposta do Laranjinhas é que eles estreitem laços com a literatura e criem memórias afetivas com os livros e a cidade”, destaca a coordenadora de produção, e também idealizadora do projeto, Priscilla Gomes.

A programação reúne ainda autores e a leitura de seus livros infantis que abordam temas como respeito às diversidades, tolerância, respeito à natureza e às diversas formas de ser; apresentações artísticas, além da feira pocket com stand de troca-troca de livros, sebos, editoras e autores independentes que atuam no mercado infantil. Liz Córdova, uma das produtoras do evento, aposta nos espaços onde o livre brincar e os livros andam de mãos dadas. ”Para tornar realidade um pouquinho dos nossos sonhos de criança, queremos transformar o espaço da Casa de Cultura (em Nova Iguaçu) e a Biblioteca Comunitária da Tecendo uma Rede de leituras (em Caxias) em uma grande ‘casa de vó’, cheia de afeto e aconchego”, revela a produtora, que também está ansiosa para ver a interação do público. ”Está sendo muito gostoso pensar a programação, pessoas convidadas e cada ação do circuito. A programação variada tem o objetivo de encantar crianças de diferentes idades com um dia recheado de trocas e interações”, completa Liz.

O projeto também estimula os encontros presenciais entre as crianças e a inserção delas no universo mágico do ler e do saber. “Acredito que é sempre bom lembrar às crianças de como o universo da leitura é encantador. Sinto que esse hábito tem se perdido um pouco com a invasão dos celulares e tablets na rotina dos pequenos. A proposta do Laranjinhas é que eles estreitem laços com a literatura e criem memórias afetivas com os livros e suas cidades”, conclui a coordenadora de produção, e também idealizadora do projeto, Priscilla Gomes.

Laranjinhas – circuito literário infantil é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural 2. 

Programação

DUQUE DE CAXIAS

03/11/2022 QUINTA-FEIRA

10h às 11h – Oficina de ilustração de capas com Renato Cafuzo

10h às 11h – Atividades literárias 

13h30 às 14h30 – Bate-papo com autores Magna Rodrigues e Hanny Saraiva

15h às 16h – Contação de histórias com Baixada Literária

16h às 17h – Carol Brito canta Som de Infância e Adriana Partimpim

NOVA IGUAÇU

04/11/2022 SEXTA-FEIRA

13h às 14h – Oficina de ilustração com Carol Schavarosk

13h às 14h – Bate-papo com autores Gênesis e Lucas de Souza

14h30 às 15h30 – Terreiro brincante com Coletivo Du’Velhomoço

16h às 17h – Carol Brito canta Som de infância

13h às 17h – Expositores: Livraria Córdula, Sil Pedagógicos e Livraria Canto Geral

* Espaço para troca de livros e cantinho com atividades literárias da Baixada Literária.

05/11/2022 SÁBADO

13h às 14h – Oficina de ilustração de capas com Renato Cafuzo

13h às 14h – Bate-papo com autores Luana Galoni e Taís Espírito Santo 

14h30 às 15h30 – Terreiro brincante com Coletivo Du’Velhomoço

16h às 17h – Carol Brito canta Adriana Partimpim

13h às 17h – Expositores: Livraria Córdula, Sil Pedagógicos e Livraria Canto Geral

* Com espaço para troca de livros e cantinho com atividades literárias da Baixada Literária.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via