Casal de artistas Julie & Manita investe na música e no cinema e lança primeiro projeto autoral: Descascar Caranguejo

Descascar Caranguejo

Um aplicativo fictício de encontros – Match no Meta – baseado em sinastrias astrológicas é o ponto de partida para o encontro entre uma taurina e um canceriano. O local? Um restaurante! A situação? Um jantar! O prato? Quem sabe? Numa espécie de tragicomédia, o o curta musical “Descascar Caranguejo” utiliza linguagens como as de Wes Anderson, Quentin Tarantino, Charlie Chaplin, Almodóvar; enquanto promove um jogo com as possibilidades de uma relação entre esses dois signos do zodíaco. Com direção de Gabriel Manita, Julie Duarte e Natasha Jascalevich, a produção audiovisual estreia dia 22 de março no canal da dupla “Julie & Manita” no Youtube, acompanhada do lançamento do single nas principais plataformas digitais.

“Descascar Caranguejo é sobre a fome de conexão, sobre o desejo do encontro, sobre a impulsividade do agora; sobre o deguste da ocasião e sobre o potencial da imaginação.  Afinal, quem nunca idealizou um primeiro encontro a ponto de mirabolar algumas cenas na cabeça?, questiona Julie. “Quando eu conheci a Julie, em 2021, estava compondo uma música sobre o universo canceriano, para falar sobre essa casca dura de nós caranguejos; que serve mais como armadura para uma carne doce e macia; só que juntos essa ideia foi se transformando. O que seria um solo virou um duo, o  que seria um single, virou um videoclipe e o que seria um videoclipe se tornou um curta musical”, conta Manita que levou a ideia do solo para outro projeto autoral com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024.

No elenco, além do casal de artistas Gabriel Manita e Julie Duarte, interpretando respectivamente o Canceriano e a Taurina, o curta musical conta com a participação do ator e influenciador Vitor diCastro, que vive uma IA – inteligência artificial – de uma aplicativo fictício de relacionamentos: “Match no Meta”. O personagem de Vitor sugere encontros perfeitos a partir de sinastrias astrológicas. “Mas o que seria um encontro perfeito para uma inteligência artificial?” questiona o casal. A atriz e bailarina Juliana Medella completa o elenco no papel do garçom da trama.

Descascar Caranguejo é a primeira produção musical e audiovisual da dupla Julie & Manita, feita de maneira independente e co-financiada através de uma rifa. “A gente tinha uma ideia e “algum bem pouco dinheiro no bolso para investir.”, brinca Julie. “Primeiro levantamos a música”, complementa Manita, que assina toda a produção musical do single e a trilha sonora original do curta musical. “Convidamos o Dirceu Leite, um dos maiores instrumentistas de sopro do Brasil – tocou com a Rita Lee, Gil, entre outros consagrados artistas nacionais. Depois da música pronta, idealizamos e desenvolvemos o  roteiro do filme. A partir daí tivemos pessoas atuantes do mercado, que compraram a ideia mesmo com um orçamento baixíssimo. Chamamos a Natasha Jascalevich para assinar a direção com a gente; a direção de fotografia foi do André Hawk; na direção de arte Débora Cancio; então, formamos uma equipe incrível com mais de 20 profissionais envolvidos diretamente”, pontua Manita.

“Esse projeto tem camadas diversas, dignas de serem descascadas pelo espectador”, brinca Julie. “É um trabalho que dá margem a muitas reflexões; desde a forma como a direção de câmera, a edição e toda parte técnica foram pensadas até os conceitos subjetivos que a história provoca. A gente inverte papéis socialmente construídos, refletimos o uso da inteligência artificial, trabalhamos os conceitos da energia feminina e masculina nos personagens, entre outros desdobramentos.” complementa a artista. “Cada detalhe desse projeto foi pensado de forma minuciosa. É pra quem gosta de ver, rever e sempre achar algo novo”, finaliza Manita.

Serviço:
Lançamento do single: 22/03 nas plataformas digitais

Pré save:

https://tratore.ffm.to/descascar_caranguejo
Lançamento do curta musical em 22/03 no canal da dupla no Youtube: (20) Julie & Manita – YouTube
Página da dupla no instagram: @julieemanita

Ficha técnica do single:

  • Composição “Descascar Caranguejo”: Gabriel Manita e Julie Duarte
  • Músicos Convidados: Diogo Mynssen (Baixo)/ Dirceu Leite (Flauta Transversal)/ Márcio Rosa (Percussão)
  • Produção musical: Gabriel Manita
  • Mixagem e Masterização:Levi Mynssen

Ficha técnica do curta musical:

  • Roteiro: Gabriel Manita e Julie Duarte
  • Direção: Gabriel Manita, Julie Duarte e Natasha Jascalevich
  • Elenco: Gabriel Manita, Julie Duarte e Juliana Medella
  • Participação especial: Vitor DiCastro
  • Produção: Gabriel Manita, Julie Duarte e Maria Laura Cravo
  • Direção de Set: Natasha Jascalevich
  • Assistente de Direção: Maria Laura Cravo
  • Direção de Fotografia: André Hawk
  • Direção de Arte: Debora Cancio
  • Figurino: Helida Serimarco
  • Maquiagem/ Caracterização e Efeito: Mariana Thomaz
  • Direção Assistente e Continuísta: Paula Samuel
  • Trilha Sonora Original:Gabriel Manita
  • Mixagem e Masterização: Levi Mynssen
  • Gaffer: Rodrigo Ocampo
  • Assistente De Produção: João Guesser
  • Assistente De Fotografia: Camila Baggio
  • Assistente De Câmera e Luz: Guilherme O’doro
  • Assistente De Figurino: Analu Dantas
  • Montagem e edição: Renato Costa, Nino Ottoni e Marcos Carvalho
  • Colorismo: Renan Castelo Branco
  • Operador De Áudio: Marcito Vianna
  • Arte: Felipe Trindade
  • Design Gráfico: Cria E Conecta – Branding & Design
  • Still: Guilherme O’doro e Rodrigo Ocampo
  • Maquinaria: Paulinho Oliveira
  • Assessoria de Imprensa: Duarte Comunicação

Julie & Manita

Uma taurina e um canceriano. Ela é carioca; ele Curitibano.  Ambos: artistas. Artistas da música; do teatro; do cinema; da escrita… Ela também é jornalista. Ele também é psicólogo. Juntos trabalham o desejo da soma de trajetórias traduzido em múltiplas formas de expressão artística. A dupla Julie & Manita nasce da parceria de arte e de vida desse casal de artistas; que externaliza sua energia criativa em forma de música; filme; performance; e o que tiver que ser pela frente!

Julie:

ulie Duarte é artista e jornalista. Comunicadora faz da palavra seu norte e da arte sua expressão. Atriz, cantora e bailarina é graduada em jornalismo pela FACHA e estudou teatro e música no CEFTEM, no Instituto Nossa Senhora do Teatro, na Casa de Cultura Laura Alvim, entre outras instituições. Como jornalista é apresentadora e repórter do Canal Saúde, da Fiocruz. Como artista, integrou o elenco do premiado espetáculo “Bibi – Uma Vida em Musical”, “Peter Pan – O Musical da Broadway”; “Estúpido Cupido – O Musical”, entre outros. Foi assistente de direção de Gustavo Gasparani na montagem de “Calabar”, de Chico Buarque em 2019. Foi 1° bailarina do Studio de Dança Daniele Barradas entre 2004 e 2009. A música e a dança estão presentes na sua vida desde criança, quando fazia da janela de casa seu palco de shows imaginários. “Elis Regina”, “Marisa Monte”, “Milton Nascimento” estão entre suas principais influências musicais brasileiras.

Manita:

Artista curitibano graduado em Psicologia pela PUCPR e com formação e especialização em Música e Artes Cênicas. Utilizando a guitarra como principal forma de expressão, desenvolve pesquisas da cultura e linguagem artística brasileira já tendo lançado 3 álbuns autorais. Também possui no currículo alguns dos maiores prêmios brasileiros e do eixo Rio-São Paulo, como o prêmio Shell, Reverência, APTR, Bibi Ferreira e indicações ao prêmio Cesgranrio e troféu Gralha Azul. Como músico e cantor já fez turnê em 2016 com show musical do Gilberto Gil e desde 2017 faz turnês ao lado do Michel Teló. Trabalhou com a coreógrafa Deborah Colker; e, também, com o diretor Gustavo Gasparani em “Samba Futebol Clube” de 2014. O último projeto realizado foi “Julius Caesar-Vidas Paralelas” da Cia dos atores, no qual assina a Direção Musical e trilha sonora original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui