José Staneck abre Fórum Harmônicas 2024: Victor Lopes, Xime Monzón e Natanael Pereira também são atrações

Festival reúne grandes nomes da música harmônica de todo o país, com shows, oficinas e palestras online_*

Referência na música erudita brasileira, reconhecido e aplaudido no internacionalmente, o harmonicista José Staneck abre a edição 2024 do Fórum Harmônicas Brasil. Staneck conversa com o jornalista Roberto Maciel e o gaitista Jefferson Gonçalves sobre temas como o ensino musical, políticas públicas para a cultura e sobre as experiências que agregou em mais de 35 anos de carreira.
Além de Staneck, a edição deste ano do principal evento da cultura gaitística da América Latina trará o paulistano Vitor Lopes, um “chorão” da legítima raiz brasileira, a argentina Xime Monzón, que tem levado a harmônica sul-americana a todo o mundo, e o cearense Natanael Pereira, da mais nova geração de instrumentistas brasileiros.

O acesso aos conteúdos será gratuito e livre para todas as idades e públicos no canal www.youtube.com/forumharmonicas. O Fórum Harmônicas Brasil é patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, Cantina Pet e Portal InvestNordeste. O apoio é da ONG Casa de Vovó Dedé. O evento é realizado pelo VAAC – Via de Acesso à Arte e Cultura e ForBlues Produções. Mais informações no site www.forumharmonicas.com.

Responsável pela formação de seguidas gerações de músicos, José Staneck aborda trabalhos recentes e o desempenho como intérprete das obras de Guerra Peixe, Heitor Villa-Lobos e de mestres do jazz e da Bossa Nova, performances que podem ser acessadas nas principais plataformas de streaming.

Os podcasts com Staneck, Vitor e Xime começam a ser veiculados nas plataformas Youtube e Spotify em 20, 21, 22 e 25 de abril – nessa última data, um especial do Natanael Pereira, acompanhado da violonista e cantora Rebeca Câmara, encerra a programação.

Criado em 2005, o Fórum Harmônicas valoriza a gaita, as diferentes manifestações do instrumento e os modelos mais usados, estimulando a qualificação social e de empreendedorismo cultural. “A ideia é alcançar principalmente grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento”, diz Roberto Maciel, diretor do evento.

Em paralelo, o Fórum arrecadará com o público livros didáticos e paradidáticos, que serão doados à ONG Canoa Criança para utilização em ações com crianças e adolescentes.

OS CONVIDADOS

JOSÉ STANECK – Natural de São Paulo, mora e trabalha no Rio de Janeiro. Estudou harmonia com Isidoro Kutno, análise com H. J. Koeullreutter, interpretação com Nailson Simões e fez curso de aperfeiçoamento para a harmônica com Maurício Einhorn. Em 2007, obteve o título de Mestre pela UNIRIO.
Atua com diferentes formações camerísticas e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais, incluindo a tournée aos EUA, em 2022, junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo no icônico “Carnegie Hall” em Nova Iorque.
Participou do Fórum Harmônicas Brasil em 2005, com Cainã Cavalcante ao violão, e em 2015 com a Orquestra da Universidade Estadual do Ceará, regida por Alfredo Barros.

VITOR LOPES – Estudou com Omar Izar (gaita), Celso Brescia Leal (violão erudito), Ricardo Breim (percepção e harmonia), David Richards (improvisação), Claudio Leal Ferreira (re-harmonização e arranjo), José Roberto Araújo, André Hosoi e Milton Mori. Participou de master classes com Marco Pereira, Paulo Bellinati, Ulisses Rocha, Paulinho Nogueira e José Staneck. Integrou, juntamente com o violonista Guga Murray e o baterista Marcelo Costa, o grupo Um Trio Vira Lata, com o qual lançou os CDs “Um Trio Vira Lata” (2004), gravado ao vivo no Espaço Cachuêra!, em São Paulo (SP), e “Viragem” (2006), gravado ao vivo em Port Blanc, na França.

XIME MONZÓN – Natural de Buenos Aires (Argentina), é cantora, gaitista e compositora. Xime, atualmente, é umas das harmonicistas mais atuantes nos circuitos de blues feitos na América Latina – incluindo em parcerias com grupos como o referencial Blues Etílicos, no qual atua o gaitista Flávio Guimarães. Com uma carreira sólida, estreitou relação com o Brasil, por meio de outros grandes nomes da gaita e do blues nacional. Gravou seu álbum “My Harp My Soul” por um selo nacional, o Chico Blues Records. Já fez seguidas turnês em estados brasileiros e participou das edições 2015 do Fórum Harmônicas Brasil e 2016 do Festival Canoa Blues.

NATANAEL PEREIRA – Cearense, é licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Nasceu em 1995, em Fortaleza, e foi apresentado ao instrumento aos 12 anos de idade. Em 2018 lançou o primeiro disco, intitulado “Musicalmente Falando”. No no mesmo ano participou de CD em tributo ao harmonicista brasileiro Mauricio Einhorn, iniciativa que reuniu 27 gaitistas do país inteiro. Já se apresentou no Fórum Harmônicas Brasil e no Fwstivcal Jazz & Blues de Guaramiranga. No Fórum 2024, forma duo com Rebeca Câmara (violão e voz).

Serviço
Fórum Harmônicas Brasil 2024
Os podcasts com Staneck, Vitor e Xime começam a ser veiculados nas plataformas Youtube e Spotify em 20, 21, 22 e 25 de abril – nessa última data, um especial do Natanael Pereira, acompanhado da violonista e cantora Rebeca Câmara.
Datas de exibição no YouTube
– José Staneck: 20.4
– Vitor Lopes: 21.4
– Xime Monzón: 22.4
– Natanael Pereira: 25.4

*ASSESSORIA DE IMPRENSA*
*UPGRADE COMUNICAÇÃO*
Felipe Palhano – 85 99760-7527
upgrade.assessoriaemarketing@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui