O primeiro ano de operação do Vila Galé Collection Amazônia foi marcado por acontecimentos que colocaram Belém em evidência no cenário internacional. Inaugurado em 31 de outubro do ano passado, o hotel recebeu visitantes de diversas partes do mundo durante a COP30, realizada em novembro de 2025. Devido à sua localização privilegiada, às margens da Baía do Guajará, os hóspedes do empreendimento também puderam acompanhar de perto duas edições do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas e culturais do mundo.
“Uma das experiências mais especiais que o Vila Galé Collection Amazônia proporciona aos hóspedes é a possibilidade de acompanhar, de uma localização privilegiada, a passagem da romaria fluvial do Círio de Nazaré. É emocionante ver de perto essa manifestação de fé tão bonita e importante para o povo paraense. Temos muito orgulho de estar em Belém e de fazer parte de uma celebração que traduz tão bem a cultura, a tradição e a identidade da região”, conta Dr. Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador da Vila Galé.
A inauguração do Vila Galé Collection Amazônia representou um marco na expansão da rede portuguesa no Brasil, que passou a contar com seu primeiro empreendimento na região Norte. Na ocasião, a Vila Galé chegou a 13 hotéis em operação no país, distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Desde então, o grupo hoteleiro ampliou sua presença no mercado nacional e, com as recentes inaugurações no Maranhão e em Pernambuco, passou a contar com 15 hotéis em funcionamento em solo brasileiro.
Fruto de um investimento de R$ 180 milhões, o Vila Galé Collection Amazônia ocupa os antigos armazéns 7, 8 e 8A do Porto Futuro II, um conjunto de construções centenárias erguidas por ingleses no início do século XX e que, durante décadas, integraram a estrutura portuária de Belém. O projeto recuperou essas edificações e preservou elementos de sua arquitetura original, dando uma nova função a esses espaços.
“Na Vila Galé, somos viciados em recuperar patrimônios históricos e dar uma nova vida a edifícios que fazem parte da memória das cidades. Foi isso que fizemos em Belém, ao transformar três antigos armazéns do Porto Futuro II em um belíssimo hotel, preservando suas características arquitetônicas e respeitando a história dessas construções centenárias. Acreditamos que é possível unir a recuperação desses espaços à valorização da cultura local, oferecendo conforto aos nossos hóspedes e contribuindo para manter viva a história dos destinos onde estamos presentes”, afirma Dr. Jorge.
Com 227 apartamentos, o hotel oferece uma estrutura que reúne lazer, bem-estar e serviços para diferentes perfis de visitantes. Entre as opções estão duas piscinas ao ar livre, uma piscina coberta e aquecida, spa, salas para eventos, Clube Nep (espaço dedicado ao público infantil), bar e dois restaurantes que incorporaram os sabores amazônicos em muitos de seus pratos.
Além de receber turistas que visitam a capital paraense, o empreendimento também se consolidou como um espaço de convivência e lazer para os moradores da região. “Os próprios residentes de Belém e de cidades próximas adotaram o Vila Galé Collection Amazônia como ponto de encontro e frequentam nossos bares, restaurantes e spa. Oferecemos também um pacote de day use, bastante procurado, que dá acesso às piscinas, à academia e à área infantil. Além disso, recebemos diversos eventos corporativos e celebrações sociais, como casamentos, batizados e aniversários”, explica Dr. Jorge.
A localização também é um dos diferenciais do empreendimento. Além de estar às margens da Baía do Guajará, o hotel fica muito próximo de importantes atrativos turísticos da cidade, como o Museu das Amazônias, a Caixa Cultural, a Estação das Docas e o Mercado Ver-o-Peso, oferecendo aos hóspedes a possibilidade de conhecer de perto a cultura paraense.
“Estamos muito felizes com esse primeiro ano e com a receptividade que tivemos em Belém. A cidade é extraordinária, com uma riqueza cultural, histórica e natural imensa. Queremos continuar contribuindo para o desenvolvimento do destino, trazendo cada vez mais visitantes e mostrando ao mundo tudo o que Belém tem de especial. Esse primeiro ano é apenas o começo de uma história que queremos construir por muitos anos”, finaliza Dr. Jorge.
Link para fotos (expira em três dias): https://we.tl/t-