Dia Internacional do Livro é no Ônibus-Biblioteca

Ônibus-Biblioteca
Ônibus-Biblioteca

Em sua 12ª edição, o projeto “Livros nas Praças” – idealizado e dirigido por Cristina Figueiredo, promovido pela empresa carioca Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental, com o patrocínio da Galp / “Petrogal Brasil” – vem circulando por comunidades de diversas cidades brasileiras. Aqui no Rio, o ônibus-biblioteca vai levar seu acervo de 2 mil livros para quatro praças diferentes na próxima semana. Mas, no Dia Internacional do Livro, dia 23, vai oferecer mais do que um espaço de leitura com empréstimos de livros. Haverá apresentação do espetáculo musical “Cantigas para todo dia”, protagonizado por Jessé Cabral, que contará causos engraçados, mesclando relatos pessoais e cultura popular.  Com muita brincadeira e música, será um show leve e divertido para todas as idades, a partir das 11h.

O ônibus-biblioteca chega sempre às 10h às praças e fica até 16h, disponibilizando livros para todas as idades e até obras em braille para as pessoas com deficiência visual. Além de oferecer os livros, promove atividades culturais diversas, como leitura dramatizada, teatro literário e contação de histórias.

Na terça, dia 23, na Praça Mauá. Na quarta, dia 24, e na quinta-feira, dia 25, na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme, e na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, respectivamente. Ainda em abril, o projeto estará na Praça Corumbá, em Botafogo, na segunda, dia 29, e de volta à Praça Mauá na terça, dia 30.

O projeto “Livros nas Praças” começou em novembro de 2012 e, além de ocupar praças, atende também instituições de ensino (escolas, creches, cursos), ONGs e associações de moradores. É direcionado a diversos públicos, com o objetivo de contribuir para a formação de leitores e multiplicadores em diversos níveis, além de conscientizar as pessoas sobre a importância dos livros e da leitura, e estimular o senso crítico.

Desde o início do projeto, os dois ônibus-bibliotecas que atuam no Estado do Rio de Janeiro já receberam cerca de 400 mil visitantes-leitores. Só nas edições de 2019 e 2021 da Bienal Internacional do Livro do Rio, o ônibus-biblioteca recebeu mais de 93 mil pessoas. O projeto também viaja pelo Brasil. Até hoje, foram visitados 17 estados, 86 localidades beneficiadas e 538.255 visitantes-leitores atendidos.

O ônibus-biblioteca possui uma porta com acessibilidade para cadeirantes, assim como uma cadeira de transbordo para idosos e pessoas com deficiência (PcD). Seu acervo tem cerca de dois mil livros, incluindo 50 livros em braile para crianças, 60 livros com fonte ampliada, além de 20 audiobooks. Além disso, os locais escolhidos para receber o ônibus-biblioteca são de fácil acesso, e eles têm monitores literários preparados para atender pessoas com deficiências motoras, visuais e auditivas.

A itinerância literária da biblioteca sobre rodas funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, atendendo uma comunidade por dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui