Início » John Patitucci é a primeira atração confirmada no 3º Rio Montreux Jazz Festival

John Patitucci é a primeira atração confirmada no 3º Rio Montreux Jazz Festival

Festival anuncia um dia a mais de programação, com abertura em 11 de outubro

por Redação
John Patitucci

Considerado um dos maiores baixistas de Jazz de todos os tempos, eleito o “Electric Bassist of the Year” pela Jazz Journalists Association, John Patitucci é a primeira estrela confirmada para o Rio Montreux Jazz Festival. Ele faz a abertura do evento, dia 11 de outubro, com seu all-star Electric Guitar Quartet – junto com ele estarão David Gilmore, Steve Cardenas e Nate Smith. O setlist traz obras de toda sua carreira – do Classic Jazz ao Jazz-Fusion.

John Patitucci recebeu quatro Grammys ao longo de sua carreira, além de ter diversos trabalhos em primeiro lugar no Billboard Jazz. Antes de seguir sua carreira solo, o músico tocou com os muitos dos maiores nomes do Jazz como Dizzy Gillespie, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Chick Corea e Wynton Marsalis. Também tem importantes contribuições com estrelas de outros gêneros musicais como Alicia Keys, Paul Simon, Bono Vox, Sting, Norah Jones, James Taylor, entre outros.

Ter John Patitucci e seu Electric Guitar Quartet já na largada do Rio Montreux Jazz Festival reforça exatamente os conceitos que sempre pensamos para o evento: novas experiências e a valorização da música e dos artistas”, indica Marco Mazzola, CEO do Rio Montreux Jazz Festival.

O Rio Montreux Jazz Festival acontece de 11 a 14 de outubro, no Rio de Janeiro. O pôster dessa 3ª edição foi criado por Kobra. O artista plástico, que se especializou em trabalhar com diferentes materiais ao longo de sua carreira, reforça que o principal componente de seu processo criativo foi a inspiração. A obra remete aos movimentos das mãos nos instrumentos musicais e Kobra destaca como esses movimentos, tão diferentes entre os instrumentos, acabam interconectados.

Instagram do Rio Montreux Jazz Festival

Montreux Jazz Festival

Criado em 1967, o Festival acontece na cidade suíça de Montreux, com 25 mil habitantes, vista para os Alpes e às margens do lago Leman. Por ano, recebe cerca de 250 mil pessoas para acompanhar os shows e programações culturais que acontecem durante as duas semanas de festa.

Nos seus mais de 50 anos de história, o Montreux Jazz Festival se diversificou e passou a incorporar novos ritmos, gêneros e linguagens artísticas. Em seus palcos se apresentaram grandes nomes da música mundial como: Nina Simone, Ray Charles, Miles Davis, Adele, Stevie Wonder, Prince, Pharrell Williams, David Bowie, Phil Collins, entre outros.

Em 1978, aconteceu a primeira participação de artistas brasileiros no Montreux Jazz Festival, graças ao incentivo do produtor musical Marco Mazzola, que intermediou essa aproximação com Claude Nobs, idealizador do Festival. O primeiro nome da música nacional a se apresentar em Montreux foi Gilberto Gil, que tocou em uma noite brasileira, que ainda teve nomes como a banda A Cor do Som e Silvinho. Desde então, a participação de ícones da música brasileira no Festival se tornou constante. O público assistiu shows memoráveis de Elis Regina, Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Gal Costa e outros nomes da música nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via