2º Fórum Ilumina Zona Oeste debate desenvolvimento sustentável e economia criativa na região do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro

O evento acontecerá no dia 28 de novembro das 8h às 18h com programação gratuita, na Casa SerCidadão

por Redação

A segunda edição do Fórum Ilumina Oeste vai debater questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro e da Baía de Sepetiba, com a participação de artistas, produtores culturais, lideranças sociais,  empresas, pesquisadores e moradores da zona oeste do Rio, Itaguaí e Mangaratiba no dia 28/11 (terça), na SerCidadão,em Santa Cruz, para discutir caminhos possíveis para impulsionar o crescimento dessa região através da cultura.

Nesta edição, o foco será a cultura como dispositivo fundamental para o desenvolvimento da região, abordando a aplicabilidade do conceito ASG (Ambiental, Social e Governança) na gestão da cadeia de suprimentos empresariais, na promoção da indústria criativa local, fortalecendo oportunidades de geração de renda.  Além disso, o evento explora os percursos culturais, o mapa afetivo do Oeste Metropolitano e destaca o papel fundamental  das juventudes na comunicação comunitária, entre outros temas relevantes.

Programação

No painel sobre ‘ASG e cadeia de suprimentos’, com a participação de Aline Pimenta, sócia e cofundadora, da Oito Sustentabilidade, Izabel Loureiro, gestora de responsabilidade social da Via Rio, Leonardo Silva, coordenador de Compras da FCC e um representante da Ternium, que abordarão a importância do ASG na cadeia de suprimentos como valor para o negócio das empresas e comunidades locais.

Já o painel ‘O ir e vir pelo Oeste Metropolitano’ explora trajetórias culturais, afetivas e de vida na região. Com mediação de Francisco Jorge, gestor de projetos da SerCidadão,  conta com a participação do artista Guilherme Kid, Henrique Silveira, geógrafo, cofundador da Casa Fluminense e coordenador de Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto Pereira Passos, Grasiela Cordeiro, produtora cultural e comunicadora, e Claudina Oliveira, da Encontrarte, instituição cultural que atua na Baixada Fluminense. Um dos cases será a produção literária de Jessé Andarilho, escritor de Antares e criador da Biblioteca Marginow.

O tema da juventude nos processos de inovação comunicacional será abordado em um painel que contará com a participação de convidados como Ana Musa, do PPG Informativo (Jornal comunitário do Pavão Pavãozinho e Cantagalo), Salvino Oliveira, Secretário Municipal de Juventudes, Kawan Lopes, Conselheiro Municipal da Juventude pela Zona Oeste, e Rene Silva, criador do Voz das Comunidades. O foco será discutir estratégias para contribuir com uma rede metropolitana de comunicação comunitária. Para encerrar o painel, o case será apresentado pelo projeto Alô Comunidade, da empresa Ternium.

O painel ‘Narrativas Colaborativas: como dar mais visibilidade às histórias de vida real?’ contará com a participação de Alexandre Henderson e outros integrantes da equipe Expedição Rio. O bate-papo vai debater a importância da disciplina ‘Sintonia com a Sociedade’, dentro da TV Globo, e como diferentes percepções norteiam ações e projetos da emissora. A intenção é conhecer o público, para criar narrativas mais reais e alinhadas com a sociedade. Para dar ainda mais força a este movimento, a Globo tem uma série de iniciativas, como o “Comunidade RJ”, “Expedição Rio” e diversos quadros construídos com pautas comunitárias.

A música será por conta do músico Gabriel Américo, de Mangaratiba. Recentemente, o artista está arrecadando fundos para cursar a Berklee College of Music, a maior faculdade de música contemporânea do mundo. O evento acontece das 8h às 18h. Para participar é preciso realizar inscrição em: https://www.sympla.com.br/evento/ii-forum-ilumina-zo/2243354

Sobre o Ilumina Zona Oeste

O Ilumina Zona Oeste é uma rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, e trabalha para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento dos territórios.

Este ano, a 7ª edição do Ilumina Zona Oeste é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Fábrica Carioca de Catalisadores O Projeto conta com o patrocínio da ViaRio, Fábrica Carioca de Catalisadores, Ternium e Universidade Veiga de Almeida. Idealizado por Instituto Phi e Instituto Rio, produção de Revés Produções, realização de Motriz Sociocultural, Trilhos Produções Artísticas e Ministério da Cultura.

Serviço:

II Fórum Ilumina ZO – 28/11, das 8h às 18h

Endereço: Rua Fernanda, 140 – Santa Cruz
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/ii-forum-ilumina-zo/2243354

Classificação etária livre e entrada gratuita

Acesse a programação no site: www.iluminazonaoeste.org.br

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via