HOMINUS BRASILIS

Espetáculo consagrado, Hominus Brasilis volta aos palcos para novas apresentações

Peça recria momentos da história da humanidade em um palco de 2m² e focado nas expressões corporais e sonoridades

por Redação

Após apresentações históricas na Escola Sesc e no Teatro Municipal de Niterói, o espetáculo Hominus Brasilis retorna aos palcos de Niterói para mais uma rodada de apresentações e desta vez, gratuitas. A peça da Dobra é um espetáculo gestual, com poucas palavras e muita sonoridade e que conta a épica história do ser humano no mundo, de maneira irreverente e criativa, no menor palco possível. A proposta é recriar, em um palco de 2m², com humor e criatividade, diferentes momentos da trajetória da humanidade, com foco na história do Brasil.

O espetáculo, selecionado na chamada pública para teatro e circo – SMC 01/2022, através da Secretaria das Culturas de Niterói, já foi indicado aos Prêmios Shell 2014 de Melhor Direção e Cesgranrio 2014, na Categoria Especial, pelo estudo do espaço cênico através da plataforma. Já consagrada, realizou temporadas no Estado do Rio de Janeiro, fez turnê pelo Brasil e também pelo mundo, participando de festivais internacionais como o Chicago Physical Festival (EUA / 2016), o FETI – Festival Efímero de Teatro Independiente (Argentina/ 2017), o Beijing Comedy Week (China/ 2017) e o FITA (Festival Internacional de Teatro do Alentejo – Portugal/2019).

A idealizadora do espetáculo, a atriz, diretora e mãe, Helena Marques, destaca que a retomada da peça pós-pandemia, em um cenário de fortalecimento da cultura e da arte, é gratificante e emocionante.

“Essa retomada é simbólica. Estamos prestes a completar 10 anos de Hominus e contar essa história, a nossa história, rever memórias, é algo de grande valia nesse momento pós pandemia”, conta Helena.

A diretora ressalta ainda que as pessoas que já assistiram a peça terão a oportunidade de ver novas cenas, que contemplam o período dos últimos tempos, como a pandemia, as mudanças climáticas, e isso tudo só usando corpos e vozes, com quatro atores e oferecendo uma excelente experiência teatral.

O espetáculo

Usando somente o corpo e sonoplastia vocal, ao vivo, quatro atores contam episódios marcantes da trajetória do homem no mundo, desde o nascimento do universo, passando pelas grandes navegações, chegada dos portugueses, fim da escravidão, nascimento da imprensa, guerras mundiais, as eras do cinema, rádio e TV, ditadura militar, fatos políticos marcantes, chegando até os dias atuais com o avanço veloz da tecnologia. Tudo isso em um palco de 2m2!

Serviço:

Museu de Arte Contemporânea – MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói
Data: 24/06
Horário: 16h
Entrada gratuita

GRES Souza Soares
Endereço: Rua Lions, 37. Santa Rosa – Niterói
Data: 28/06
Horário: 19h
Entrada gratuita

Casarão Sebastian
Endereço: Rua Dr. March, 182 – Barreto, Niterói
Data: 29/06
Horário: 20h
Entrada gratuita

Império de Araribóia
Endereço: Praça Gal Rondon, 77 – São Lourenço, Niterói
Data: 30/06
Horário: 19h30

Entrada gratuita

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via