Início » Feira Rio Antigo recebe Lavradio Musical e Literário neste sábado

Feira Rio Antigo recebe Lavradio Musical e Literário neste sábado

por Redação
ALTO PARTIDO

A tradicional Feira Rio Antigo, Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio, realizada todos os sábados, das 10h às 19h, na Rua do Lavradio, contará neste fim de semana, com os projetos Lavradio Musical – novidade que ocupa o espaço do Jazz na Feira com uma série de shows com estilos que vão do jazz ao samba – e Lavradio Literário, que acontece todo 1º sábado do mês, com diversas atrações culturais, entre performances e lançamento de livros

Lavradio Musical

Com uma nova proposta musical para a feira, o evento contará com shows variados do jazz ao samba, para levar muita música e alegria aos frequentadores da Feira, além de fomentar a arte e a economia criativa. Quem se apresenta neste sábado, dia 8, abrindo a nova temporada, é a cantora Claudinha Sanhaço. Com CD gravado e músicas nas plataformas digitais, a doce voz do samba, ex-vocalista do Grupo Sanhaço, prima por um repertório de extrema qualidade para alegrar o evento.

No dia 15 de outubro, quem se apresenta é Luz d’ Samba, grupo de samba de raiz formado por cinco músicos da baixada fluminense, que resgata os belos sambas de outrora, músicas dos grandes compositores como Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Candeia, Wilson Baptista, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, entre outros bambas.

Fechando a Lavradio Musical, no dia 22 de outubro, o evento recebe o Grupo Alto Partido. Idealizado por Luciano Maia (Cavaquinho e Voz), o grupo é formado por Thiago Almeida (Percussão e Vocal), Thiago Aquino (Reco), Saulo Sanchez (Violão 7 cordas) e Luís Carlos (Pandeiro e Vocal). O Alto Partido tem como marca registrada o repertório que alia muito bem o samba de terreiro, o partido alto, o samba de roda, o samba sincopado, a bossa-nova e a MPB. Exalta os grandes nomes da nossa música em todos os gêneros, os presentes poderão ouvir, Adoniran Barbosa, Geraldo Pereira, Djavan, Caetano, Gilberto Gil, Chico Buarque, Martinho da Vila, Eduardo Gudin, Paulo Cesar Pinheiro e muitos outros.

Lavradio Literário 

Com atrações culturais diversas, a programação vai das 10h às 18h, na Praça Emilinha Borba. Nesta edição, alunos do Instituto de Artes da UERJ apresentam a intervenção artística “Planta” – 4ª edição. A escritora Adriana Vaitsman lança o livro Doguinho (Editora Letras Virtuais). Às 17h30, acontece a Mostra Curva 3 – sessão de trabalho em Videoarte.

Participam ainda as editoras Machado & Cia, Letras Virtuais e Gambiarra Livros – com descontos e livros a R$10.

A Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. E o clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Vale ressaltar, em tempo de pandemia, que todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio. 

A feira acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.

Serviço:

Feira Rio Antigo

Rua do Lavradio

Todos os sábados, das 10h às 19h

Tel.: 98207-0222

Programação completa:  

LAVRADIO LITERÁRIO

Sábado, 3 de setembro – das 10h às 18h

Praça Emilinha Borba

Intervenção Artística Planta 4ª Edição – Instituto de Artes da UERJ – Artistas: Ad Costa, Daniela Cassineli, Ella Franz Rafa, Fê Lima, Graziele Araújo, Laura Jeunon, Lucas Casemiro, Pedro Metri, Rubens Takamine, Tati Russik e Thamiris Gomes

14H: Lançamento do Livro – Doguinho – Autora: Adriana Vaitsman Editora: Letras Virtuais

17:30H: Mostra Curva 3 -Sessão de Trabalho em Videoarte – Artistas: Daniela Cassineli, Fê Lima, Graziele Araújo, Laura Jeunon, Lucas Casemiro e Pedro Metri

LAVRADIO MUSICAL

Outubro 2022

Das 16h às 17h15

08- Samba da Claudinha Sanhaço

15- Samba de Raiz “LUZ D’ SAMBA”

22 – Samba com Alto Partido

Projeto Lavradio Musical

O evento Lavradio Musical é gratuito e visa levar boa música e fomentar a cultura no Centro do Rio. O projeto é uma parceria de Mônica Silva, CEO do Palcos do Rio e sócia do Pub Panqss, uma pequena casa de arte que promove seções de Jazz em Botafogo, em parceria com Plinio Froés, diretor do Polo Novo Rio Antigo, empresário, produtor cultural e sócio de casas como Rio Scenarium, Santo Scenarium e Mangue Seco, conhecidas mundialmente pela boa música, gastronomia e cenários incríveis. “Lavradio Musical é um projeto incrível que dará voz a músicos cariocas e de outros estados levando a boa música e o entretenimento ao Centro do Rio”, conta Mônica Silva.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via