Rio Montreux Jazz Festival 2023 acontece essa semana com a participação de importantes marcas brasileiras e internacionais

Rio Montreux Jazz Festival
Rio Montreux Jazz Festival

O Rio de Janeiro recebe essa semana a terceira edição do Rio Montreux Jazz Festival, evento que conquistou a cidade com grandes nomes da música brasileira e internacional e que novamente apresenta shows exclusivos, encontros inéditos e novos arranjos. A CLARO e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresentam o Rio Montreux Jazz Festival, com patrocínio global da Julius Baer e patrocínio de Mastercard, The Genglivet e Salomão Advogados.

Serão quatro dias de duração, de 11 a 14 de outubro, com os principais shows no Parque Bondinho Pão de Açúcar, Morro da Urca. O evento tem também apoio do Fairmont Rio Copacabana, Shopping Leblon, Swiss International Airlines, Estrella Galícia, 15º Cartório de Notas e Parque Bondinho Pão de Açúcar®, Embaixada e Turismo da Suíça. A realização é da MZA Music com correalização da Gael.

O Julius Baer sente-se honrado por continuar esta estreita parceria com o Rio Montreux Jazz Festival. Temos uma grande afinidade com a América Latina e suas diversas culturas – nada mais do que o Brasil, um dos nossos mercados focais. Este ano, ampliamos nossos escritórios e serviços no Rio de Janeiro, então este festival parece uma celebração, não apenas para os amantes da música, mas também para o Julius Baer no Brasil”, indica Beatriz Sánchez, Chefe Regional das Américas e Membro do Conselho Executivo de Julius Baer.

No Parque Bondinho Pão de Açúcar, Morro da Urca, endereço principal do Rio Montreux Jazz Festival, estarão dois palcos – Villa-Lobos e Village – com capacidade para receber até 2 mil pessoas por dia de evento.

A programação do Rio Montreux Jazz Festival, desde sua primeira edição em 2019, tem a assinatura do produtor musical Marco Mazzola. Na noite de abertura, serão os shows de John Patitucci e Mike Stern.

No dia 12, a noite começa com a homenagem a um dos grandes nomes da música brasileira: João Bosco. O artista mineiro proporciona mais um momento exclusivo, revisitando sua carreira acompanhado por Jaques Morelenbaum, Vanessa Moreno e Mestrinho no musical intitulado “O Corsário: O Coração Tropical de João Bosco”. Fechando a noite de quinta-feira, Ney Matogrosso celebra seus 50 anos de carreira, ao lado de Liniker, Ana Canãs, Duda Brack e Filipe Catto, no espetáculo “Sangue Latino: 50 anos de carreira de Ney Matogrosso”.  Na sexta, Hermeto Pascoal, reconhecido como um dos maiores nomes mundiais do jazz, traz a celebração “A nave mãe no Rio Montreux”, O último show da noite é uma grande festa ao Nordeste brasileiro, “Viva Nordeste” com Elba Ramalho e Chico César recebendo a SpokFrevo Orquestra.

A última noite do Rio Montreux Jazz Festival 2023 receberá o ícone do Jazz, Billy Cobham. Billy virá com sua banda principal formada por Emilio Garcia na guitarra, Steve Hamilton e Camelia Ben Naceur nos teclados e Victor Cisternas no baixo, apresentando um show dedicado a toda sua discografia de mais de 40 anos. Fechando o Palco Villa-Lobos, Emicida vai surpreender ao apresentar o espetáculo inédito criado para o festival “AmarElo encontra A Love Supreme”, onde o artista recria seu show AmarElo inspirado pela masterpiece do Jazz, A Love Supreme, de John Coltrane.

A programação conta ainda com mais de 30 shows gratuitos em palcos na orla de Copacabana, Ipanema e Leblon e no Forte de Copacabana.