Gabriel Manita

Premiado ator e cantor curitibano investe na música e lança seu 1° EP solo: Roda de Samsara

Conhecido por espetáculos como: ‘Bem Sertanejo’, ‘Samba Futebol Clube’, ‘Gilberto Gil, Aquele Abraço’ e ‘O Frenético Dancin Days’ o artista fomenta projetos autorais na retomada do setor cultural

por Redação

“A música é uma maestrina de emoções, um amaciante de coração; ela ara o campo pra semente brotar”, comenta o ator, cantor, músico e compositor Gabriel Manita, de 35 anos, que lança no dia 11 de fevereiro, em todas as plataformas digitais, o seu primeiro EP solo: ‘Roda de Samsara’. “Quando você descobre algo que te faz bem e que pode fazer bem pra muita gente é preciso compartilhar”, revela o curitibano, que atualmente integra o elenco da série ‘Todas as Garotas em Mim’ da Record TV e também poderá ser visto no remake da novela ‘Pantanal’, da TV Globo. “Como um bom canceriano, após receber alguns áudios da minha afilhada de 5 anos cantando minhas músicas e pedidos de amigos e familiares, faz todo ‘sentir-do’ colocar esse EP pra jogo”, conta o artista sobre o álbum que foi produzido em 2015, mas não havia sido lançado. A distribuição será pela Gufo Records.

Com 6 composições autorais: ‘Além Mim’, ‘Silêncio’, ‘Gangorra’, ‘Larissa’, ‘Alma’ e ‘Eros’; recheadas de referências do rock, samba, MPB e ritmos brasileiros, o EP ‘Roda de Samsara’ elabora algumas situações do cotidiano através de canções e contos cantados que instigam a fluidez da vida em sua natureza. “Sou filhote do tropicalismo, consequência dessa mistura de povos e raças da história do nosso país”, conta Manita, que para valorizar essa identidade convidou para o álbum o percussionista curitibano Marcio Rosa e o baixista Diogo Mynssen, que trouxe o groove para a obra. “A estrutura principal fiz acústica, com violões, ukuleles e piano. A cereja do bolo foram as guitarras, que são minha grande paixão”, acrescenta. A produção musical é do premiado Levi Mynssen. Um dos áudios da sobrinha de Gabriel, Alícia, de 5 anos, também poderá ser ouvido nas plataformas digitais como um bônus da obra.

“Roda de samsara é um conceito que o budismo usa quando se refere ao indivíduo que está preso vida após vida, nessa roda, repetindo padrões sem conseguir se libertar para uma nova consciência sobre a existência”, explica o cantor sobre o título do EP que marca a sua estreia solo depois de ter passado por duas bandas de rock na sua cidade natal. Com letras intensas, reflexivas e metafóricas, Gabriel não esconde sua composição preferida do álbum: “Além Mim”. “É o tipo de canção que ecoa nos meus cânions por muito tempo. Foi feita de forma despretensiosa, com contribuição de um compositor curitibano: Rapha Moraes. Como existiu muita necessidade em falar coisas nas outras músicas, nessa fluiu o que realmente precisava ser dito. E foi tão natural e espontânea que até chamei um coro de crianças para gravar o refrão, uma delas inclusive é neta do Caetano: Rosa Veloso”.

“Quero vibrar e contagiar vida em sua forma mais profunda”, revela o artista, que reside no Rio há 9 anos e durante a pandemia montou um home studio em seu quarto e se aprofundou em estudos do mercado de trilha sonora. “A trilha sonora é a forma da música contar uma história. Maestros deveriam ser chamados de magos; aquela varinha cria universos fantásticos”, aponta o compositor, que já assinou seu primeiro trabalho no ramo: “Não me aguentei e já me ofereci para fazer a trilha sonora do primeiro curta metragem que fui convidado para atuar nesse período de pandemia: ‘Futuros Amantes’, de Jessika Goulart. Agora já estou trabalhando no segundo, o longa ‘Gostou do meu Batom?’, de Kathia Calil.”

“Um sincericida refém da própria verdade”, Gabriel Manita faz da música porta voz do inconsciente. Artista em essência, também é psicólogo, formado pela PUC do Paraná (2009). “Quase não consegui me formar em psicologia porque queria usar o curso para a vida e não profissionalmente”, comenta. “Mas como fiz tudo certinho, não conseguiram me negar o diploma”, brinca. “Hoje em dia a Psicologia é meu cilindro. Não tem como ver muito além dos corais só com um Snorkel e está cheio de histórias importantes naufragadas que são boas de explorar”, analisa o curitibano que tem como principal referência artística familiar direta o irmão Bernardo Manita, que assina o teclado e piano do EP. “Um puta músico e cantor em Curitiba. Jazzista e bluesman, me ensinou desde criança os primeiros acordes, dos mais simples aos mais complexos, sempre enchendo a casa de melodias e música”, conta.

Gabriel Manita já integrou o elenco de grandes espetáculos musicais como: “Bem Sertanejo” (com Michel Teló), “Samba Futebol Clube” e “Gilberto Gil, Aquele Abraço”, (ambos com direção de Gustavo Gasparani), além de “O Frenético Dancin Days” (dirigido por Deborah Colker). O artista carrega em sua trajetória alguns dos maiores prêmios do teatro brasileiro e do eixo Rio – São Paulo: Prêmio Shell, Reverência, APTR e Bibi Ferreira (entre eles o de melhor ator); além de indicações no prêmio Cesgranrio e troféu Gralha Azul. No setor audiovisual, fez parte de novelas e minisséries como “Sol Nascente”; “A Teia”, “1 contra todos”, “Justiça”, “Sete Vidas”; ”Amor de mãe”, “Gênesis”, entre outras. Atualmente também pode ser visto em duas campanhas publicitárias: “Itaipava” e “Petrobrás”. Cheio de vontades e novos projetos autorais, o artista espera de 2022 um ano levemente pretensioso: “Até porque,sem desejo não há movimento”, finaliza.

Roda de Samsara, de Gabriel Manita
PRÉ SAVE : https://ffm.to/rodadesamsara

Lançamento: 11 de fevereiro
*Nas principais plataformas de streaming

Músicas:
1- Além Mim
“… Serei só miragem, podem achar que me vêm, mas nunca vão me alcançar. Meu caminho é viagem, sou daqueles que tem coragem pra caminhar…”
2- Silêncio
“A alma não teria arco-íris se os olhos não tivessem lágrimas…”
3- Gangorra
“… Como criança a vida traz esperança que o tempo assim como vento assopre pra aliviar o que machucou…”
4- Larissa
“Como se já não bastasse a amarga rotina em sua vida real,
Ele ainda teimava em sonhar com o seu trabalho escritorial…”
5- Alma
“… O meu corpo já chegou voando pelo ar, mas de avião a minha alma não consegue vir.…”
6- Eros
“… E as estrelas que naquela noite não tinha, fazia todo mundo procurar no céu de toda a boca …”

Ficha Técnica:
Composição/ Letras/ Arranjos/ Produção Musical/ Voz/ Violões/ Guitarras/ Ukulele: Gabriel Manita
Captação/ Produção Musical/ Mixagem/ Masterização e Guitarras: Levi Mynssen de Mello e Antonio Virgilio Diem Milléo (faixa 6 -Alma)
Teclado e Piano: Bernardo Manita
Baixo: Diogo Mynssen Motta
Percussão: Márcio Rosa Honório

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via