Início » Anitta e o “inglês de milhões” – entenda como os apps de ensino podem ser aliados rumo à fluência

Anitta e o “inglês de milhões” – entenda como os apps de ensino podem ser aliados rumo à fluência

por Redação
Cambly - aulas na madrugada e tutores personalizados.

Santa tecnologia, não? Com os avanços recentes, não é necessário viajar para fora do país para aprender inglês com pessoas que tenham o idioma como primeira língua. Através de aplicativos de ensino, se tornou possível estudar em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, desde que se tenha um smartphone, tablet ou computador com conexão à internet.

Nas últimas semanas, o assunto mais falado do momento foi o “inglês de milhões” da cantora Anitta, durante entrevista no The Tonight Show, do apresentador Jimmy Fallon, um dos programas de maior audiência nos EUA. Em entrevistas, a celebridade que já conquistou o mundo com diversas canções em variados idiomas, contou praticar muito não só o inglês, mas outros línguas, como espanhol e italiano, através de apps de idiomas e conversação, praticando com nativos na língua sempre que viaja, principalmente por sua agenda sempre lotada e a possibilidade de praticar em qualquer lugar. Possuir o idioma como a principal língua garante benefícios na hora de ensinar, mas não é o único ponto – a didática é fundamental para a compreensão das reais necessidades de cada aluno.

O tutor americano Mylo Inchausti Langley, dá aulas através da plataforma Cambly, presente em mais de 90 países, inclusive o Brasil. Focando na flexibilidade e customização, no app o aluno decide o momento do dia em que quer ter acesso às aulas, se quer ter aulas sempre com o mesmo tutor ou variar a cada conteúdo de acordo com seus objetivos. Abaixo, o especialista dá 5 dicas e vantagens para para de procrastinar e dar o início ao aprendizado de um novo idioma online:

Mylo Inchausti Langley - tutor do Cambly

Mylo Inchausti Langley – tutor do Cambly

1 – Estudar um novo idioma através de apps traz possibilidades infinitas. Falar com nativos de vários lugares do mundo, ganhar familiaridade com diferentes sotaques e diversas expressões que você não veria num curso convencional. Para trabalhar, isso é um grande diferencial, assim como também para viajar, pela variedade de contatos com a língua inglesa, cuja compreensão seria consideravelmente mais difícil se o primeiro contato fosse apenas na hora em que o entendimento fosse necessário – como numa reunião de trabalho, ou pedindo informações numa viagem. Por isso, ter um contato prévio, com um tutor nativo disposto a falar de forma tranquila num ambiente sem alto nível de estresse é uma vantagem muito boa.

2 -Receber “Feedbacks”, isto é, ter um retorno do tutor, com comentários e sugestões construtivas, permitindo um aprendizado mais rápido, e “podando” erros o quanto antes para que não virarem habituais.

3 -Praticar, praticar e praticar – principalmente a fala). É o melhor jeito do aluno aprender e ganhar confiança. A prática da fala e a confiança andam de mãos dadas – o único jeito de ganhar confiança é praticando. Muitas pessoas têm vergonha de falar em uma língua estrangeira com um falante nativo, mas com certeza é a melhor forma. Você vai ganhando confiança, consequentemente pratica mais, fica menos desconfortável aí as coisas vão acontecendo naturalmente.

4 – Vai começar do zero? Alguns aplicativos, como o Cambly, por exemplo, tem várias aulas prontas focadas para iniciantes, além de uma ferramenta de tradução embutida, o que facilita muito a compreensão do conteúdo. Há também vários tutores que falam mais de um idioma e que, portanto, não só sabem do processo de aprendizagem em si, como também, de repente, falam a sua língua e podem te explicar as coisas de forma mais acessível.

5 – A possibilidade de falar com um tutor nativo a literalmente qualquer hora do dia é uma tremenda vantagem, pois possibilita ao aluno ter aula na hora que for melhor pra ele, ou no único momento do dia em que você tem disponível. “Na plataforma existe a possibilidade de você virar aluno regular de um tutor específico, o que significa que pode ter uma aula mais personalizada, e com perda mínima de tempo.

Não ter que se locomover, ou sair do conforto da sua casa também é ótimo, não só poupa tempo como também dinheiro. No contexto da pandemia isso é ideal. A possibilidade de personalização é excelente, como, por exemplo, quando alguém deseja praticar especificamente para uma apresentação ou entrevista de emprego.

6 – Além da prática no app, tem várias formas de tentar levar a língua inglesa um pouco mais para o seu cotidiano. “Eu sempre recomendo assistir coisas em inglês, com legendas em inglês (se possível), pois assim você ouve e lê. Escutar PodCasts ou audiobooks, ler e escutar música em inglês também podem ser maneiras ótimas de entretenimento didático”, conta Mylo.

“O ano de 2022 promete ser desafiador na busca de novas oportunidades profissionais, então as plataformas estão expandindo bem o leque para atrair cada vez mais perfis de alunos. Buscamos sempre ter variedade de tutores com os mais diferentes focos e backgrounds (TI, Marketing, Recursos Humanos, Ioga, Viagens, Preparatórios para Exames (IELTS/TOEIC, TOEFL), Ensino de Línguas, Músicos, entre outros” – conta Carol Zarur, CEO do Cambly no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via