Musical Clube da Esquina

Clube da Esquina, os sonhos não envelhecem, com direção de Dennis Carvalho, estreia em projeto sociocultural nas telas

Projeto sociocultural inédito levará o musical para públicos que não possuem acesso a grandes espetáculos. Estreia em praça pública dia 25 de março em Anhumas, cidade de 4.300 habitantes no interior de São Paulo

por Redação

Depois de sua temporada presencial de enorme sucesso em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, o “Clube da Esquina, os sonhos não envelhecem”, terá sua versão “teatro na tela”. Idealizado e produzido pela MRG e Buenos Dias com produção associada do Grupo Prisma, o musical estará em todo Brasil, gratuitamente, em praça pública e nos cinemas. Organizado pelo Cine Experience – plataforma de exibição de grandes espetáculos, shows e eventos presenciais em cinemas -, o Festival Cine Palco estreia no dia 25 de março, em Anhumas, interior de São Paulo.

O Festival Cine Palco Festival é uma associação da MPV Filmes, Orange Group e Grupo Prisma. O evento acontecerá na Praça Poliesportiva Alziro Aran Rodrigues, das 13 às 22 horas. O musical será exibido, às 19h, com encerramento de grande queima de fogos. A programação também contará com uma feira de livros, atividades infantis, lançamento editoriais e ações relacionadas ao “Dia Mundial da Água”, celebrado no dia 22 de março. A cidade de Anhumas, que tem 4.300 habitantes e não possui cinema, foi escolhida para dar o pontapé inicial do festival em praça pública.

A direção do espetáculo e da versão para as telas é de Dennis Carvalho. “É uma honra poder eternizar e dirigir este espetáculo que será exibido gratuitamente no Brasil.  O teatro na tela é um caminho de acesso importante para o Brasil e que, a partir de agora, quero fazer em todos os espetáculos que dirigir. É uma experiência nova, aos 74 anos, em um momento especial da minha vida e carreira”, conta.

Para Tiago Barbosa, o ator que interpreta Milton Nascimento, esta ação tem o poder de transformar através da cultura. “Eu vim de um lugar sem acesso, um dia fui eu que tive oportunidade de assistir algo que me inspirou e que me fez estar hoje aqui, interpretando um dos maiores ícones de nossa cultura. Hoje sou eu que tenho esta oportunidade de inspirar outras pessoas, através deste projeto, é muito emocionante tudo isso”, comenta.

Sobre a iniciativa sociocultural, a Assessora de Turismo e Cultura da cidade de Anhumas, Mânia Gomes Pires, comemora a oportunidade de a cidade ter sido escolhida para a estreia do projeto. “Trazer um espetáculo desta importância, contando a história de um dos maiores movimentos da música brasileira e do ícone Milton Nascimento é um sonho para nós. Poder fazer isso, gratuitamente, em nossa praça e ainda ter o privilégio de ser a primeira cidade brasileira a receber o musical em tela, nos enche de orgulho e emoção. Estamos ansiosos para que chegue logo o Cine Palco”, revela.

O projeto é incentivado via PROAC (LEI DE INCENTIVO ICMS) e, somente desta forma, foi possível realizar a ação em praça pública, em Anhumas e em 40 cinemas em todo o estado.“ Promover acesso à cultura é um pilar da nossa gestão. Realizar este projeto em praça pública e nos cinemas, gratuitamente, mostra a força da política de Leis de Incentivo no Estado de São Paulo, que inspira e impulsiona nossa indústria e economia  criativa”, comemora a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton.

A gravação do espetáculo aconteceu no dia 04 de dezembro, em São Paulo, no Teatro Liberdade, que cedeu os direitos de arena, por se tratar de um projeto sociocultural. A produção audiovisual foi realizada pelo Grupo Prisma, MPV filmes e Manjubinha Filmes. 

O musical:

Apresentado ao mundo em 1972, no primeiro LP duplo do país, e consi derado o melhor disco brasileiro de todos os tempos, a história de    um dos marcos culturais da MPB ganha versão teatral e na tela, com direção de Dennis Carvalho. Um espetáculo sobre amizade, sobre um movimento artístico que entrou para história. O Clube da Esquina trouxe um som inovador e transformador. O movimento conseguiu juntar em suas músicas diversas referências artísticas, de diferentes partes do Brasil e do mundo, e fazer                   algo bem distinto do que era produzido musicalmente na época. Segundo o diretor, o Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem é um musical brasileiro que também mostra a história de nosso     país.

Baseado no livro “Os Sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges, o musical fez sua turnê presencial. OClube da Esquina – Os sonhos não envelhecem teve sua temporada presencial no SESC Palladium / Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, a temporada aconteceu no Teatro Riachuelo e, em São Paulo, no Teatro Liberdade. A fachada do edifício Levy, no centro de Belo Horizonte, onde moravam a família Borges  e Milton Nascimento no início dos anos 60, é um dos panos de fundo do espetáculo. A evolução musical e a amizade dos integrantes do movimento estão presentes    nos 120 minutos do musical.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via