Início » Debaixo d’água:  Espetáculo une o flamenco a dança contemporânea em Copacabana

Debaixo d’água:  Espetáculo une o flamenco a dança contemporânea em Copacabana

por Rafael Gomes

As apresentações serão gratuitas de 04 a 07 de agosto

A falta de uma vacina no primeiro ano da covid-19 levou populações a isolarem-se, privando-se do convívio social e vendo alteradas suas rotinas de vida e trabalho. Teatros foram fechados e apresentações, suspensas, e as bailarinas Tatiana Bittencourt, Ivna Messina e o guitarrista Luciano Câmara, que formam o Olé Trio, viram-se confinados nas suas casas e obrigados a reavaliar as relações com seus ofícios. O fôlego – e a falta dele  – permearam uma intensa troca de ideias e mensagens entre os amigos. As ideias motivaram pesquisas que suscitaram improvisos que, por sua vez, geraram vídeos. De forma remota, uma proposta foi ganhando corpo – e fôlego. Outros bailarinos foram convidados a se juntar à trinca, uma trilha sonora foi criada e algo começou a vir à tona. Esse ‘algo’ é o espetáculo Debaixo D’água, que une a arte  flamenca à dança contemporânea e que fará quatro apresentações na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, de 04 a 07 de agosto, quinta a domingo, com entrada franca. O projeto foi contemplado pelo edital de Fomento a Cultura (Foca), da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A dança flamenca espalhou-se pelo mundo e não é mais uma manifestação regional ou patrimonial da Espanha. O Flamenco é hoje Patrimônio Imaterial da Humanidade e tem fortes ramificações no Brasil. Uma delas é no Olé Trio, formado em 2019 por amigos de longa data. O diálogo entre a tradição e o contemporâneo permeia desde sempre os pensamentos da  trinca e faz-se presente em Debaixo D’água. A reviravolta causada pela covid no mundo favoreceu ainda mais essa mistura. A eles juntaram-se os bailarinos Andressa Abrantes, Edney D’Conti e Israel Valdés. Avançadas as pesquisas, juntam-se ao grupo as musicistas Mariana Zwarg (flauta) e Georgia Camara (percussão) que acompanham Luciano Camara (violão) nas execuções e nos arranjos, criados por ele.

A sensação de sufocamento provocada por esses tempos sombrios surge através das diferentes linguagens exploradas em ‘Debaixo D’água’. No palco vazio é colocada à prova a relação entre o ser humano e um mundo submerso, que pode ser fascinante e ao mesmo tempo assustador, ora profundo e escuro, ora colorido e luminoso.  De um lado a passionalidade e a explosão do flamenco em contraponto à suavidade e subjetividade da dança contemporânea. E o resultado é um gênero híbrido que não esconde as características dos estilos a partir dos quais se originou.  

Sobre o Olé Trio: 

Formado pelas bailaoras Ivna Messina (Vitória, ES) e Tatiana Bittencourt (Rio de Janeiro, RJ) e pelo guitarrista Luciano Câmara (Rio de Janeiro, RJ), o Olé! Trio realiza desde 2019 apresentações e criações de música e dança flamenca. A trinca já participou do projeto Curioso Musical, do Sesc, da festa Olé com Olé, na Casa Porto, e, entre 2020 e 2021, passou a se encontrar de forma remota, realizando vídeos postados regularmente nas suas redes sociais.

 Ficha técnica:
Idealização: Ole trio

Direção Geral: Tatiana Bittencourt

Assistente de Direção: Ivna Messina

Direção Musical: Luciano Camara

Coreografias e bailarinos: Andressa Abrantes, Edney  D’Conti, Israel Valdés, Ivna Messina e

Tatiana Bittencourt

Músicos: Luciano Camara (violão flamenco, composição e arranjos), Mariana Zwarg (flauta),

Georgia Camara (percussão)

Figurino: Patrícia Muniz

Iluminação e Operação de Luz: Rafael Turatti

Desenho de Som e Operação de Som: Branco Ferreira

Fotografia: Dalton Valério

Programação Visual: Nina Brasil

Assessoria de Imprensa: Christovam de Chevalier

Mídias Sociais: À Juliana

Direção de Produção: Aline Carrocino (Alce Produções)

Produção Executiva: Igor Veloso

Realização: Bárbaras Produções

Serviço:

Debaixo D’água

Apresentações: 04, 05, 06 e 07 de agosto, de quinta a domingo

Horários: quinta e sexta, às 20h; sábado às 20h30m e, domingo, às 20h

Onde: Sala Municipal Baden Powell (Av. N. Sra. de Copacabana, 360, Copacabana. Tel: 3111-2011)

Entrada franca (ingressos disponíveis uma hora antes de cada sessão)

Duração: 60 minutos

Classificação livre

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via