Foto: Flávia Canavarro

Espetáculo “Helena Blavatsky, a voz do silêncio” está em cartaz no Teatro Fashion Mall

Com texto da filósofa Lucia Helena Galvão e encenação de Luiz Antônio Rocha, monólogo com Beth Zalcman já foi visto por mais de 35 mil espectadores pelo Brasil

por Redação

Helena Petrovna Blavatsky foi uma das figuras mais notáveis do mundo nas últimas décadas do século 19, tornando-se imprescindível para o pensamento moderno. A vida e obra desta renomada pensadora russa inspirou o monólogo “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, que acaba de estrear no Teatro Fashion Mall, em São Conrado, depois de grande sucesso nas cidades de Fortaleza, Cuiabá, São Paulo e Belho Horizonte. Esta é a primeira temporada do espetáculo na capital carioca e poderá ser conferida até 17 de setembro de 2023.

Estrelada por Beth Zalcman (@bethzalcman), sob a direção de Luiz Antonio Rocha (@luiz.antonio.rocha), a montagem mexe com os espectadores ao instigar uma profunda reflexão sobre a busca do homem pelo conhecimento filosófico, espiritual e místico. Este é o primeiro texto teatral da filósofa e poetisa Lucia Helena Galvão (@profluciahelenagalvao), cujas palestras na internet são acompanhadas por milhões de admiradores. Após cada sessão, haverá um bate-papo com a equipe de criação.

Helena Blavatsky foi, antes de tudo, uma mulher incansável, de sabedoria antiga e atemporal, que revolucionou o pensamento humano. Sua vasta obra influenciou cientistas como Einstein e Thomas Edison; escritores como James Joyce, Yeats, Fernando Pessoa, T. S. Elliot; artistas como Mondrian, Paul Klee, Gauguin; músicos como Mahler, Jean Sibelius, Alexander Criabrin; além de inúmeros pensadores, como Christmas Humphreys, C. W. Leadbeater, Annie Besant, Alice Bailey, Rudolf Steiner e Gandhi.

“Considerando que vivemos num período de caos mundial, no qual o fundamentalismo, as tecnologias e as crises políticas e climáticas do planeta invadem nossa dignidade com tanta violência, resgatar os pensamentos de Blavatsky é de extrema importância”, afirma Luiz Antônio Rocha. “Segundo Blavatsky, o universo é dirigido de dentro para fora, pois nenhum movimento ou mudança exterior do homem pode ter lugar no corpo externo se não for provocado por um impulso interno”, completa o diretor.

“Interpretar Helena Petrovna Blavatsky é mergulhar no improvável, no intangível. Nada mais desafiador para uma atriz realizar um texto que demanda extrema sensibilidade, concentração e imaginação, e transporta a plateia para um universo de possibilidades”, define a atriz Beth Zalcman. “Desde o início da minha busca pelo conhecimento através da filosofia, me deparei com pensadores que dedicaram suas vidas a buscar, compilar e transmitir ideias que entrelaçam nossas vidas e compõe parte do que somos. Esta peça é uma forma comovida e contundente para homenagear esta mulher tão especial”, conclui a autora Lucia Helena Galvão, professora voluntária de filosofia na organização Nova Acrópole do Brasil há mais de 30 anos.

O monólogo retoma a parceria entre a atriz Beth Zalcman e o encenador Luiz Antônio Rocha, depois do sucesso da peça “Brimas”, pelo qual a atriz foi indicada ao prêmio Shell de melhor texto. A encenação propõe uma dramaturgia inspirada no conceito desenvolvido pelo artista Leonardo Da Vinci em suas obras, conhecido como “sfumato”. Da Vinci descreveu a técnica como: “sem linhas ou fronteiras, na forma de fumaça ou para além do plano de foco”.  A montagem procura nos levar do irreal ao real, das ilusões à verdade espiritual, da ignorância à sabedoria que ilumina o propósito da existência. O ponto de partida para a direção de arte, cenário e figurinos foram baseados em algumas pinturas do artista impressionista Édouard Manet que traduz com beleza a solidão deste último instante de vida de Helena.

SERVIÇO

Peça teatral “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”

  • Período: Até 17 de setembro de 2023
  • Horário: Sextas, às 21h / Sábados, às 20h/ Domingos, às 19h (com exceção de 06/08, que será às 18h)
  • Classificação: 12 anos
  • Duração: 60 minutos
  • Valor do Ingresso: Inteira – R$ 100,00 / Meia – R$ 50,00
  • Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/83503/d/197596/s/1332751
  • Pelo WhatsApp (21) 99857-8677 ou na bilheteria do Teatro, sem taxa de conveniência.

Ficha técnica:

  • Texto original: Lucia Helena Galvão
  • Interpretação: Beth Zalcman
  • Encenação: Luiz Antônio Rocha
  • Cenário e Figurino: Eduardo Albini
  • Iluminação: Ricardo Fujii
  • Idealização e Produção: Beth Zalcman e Luiz Antônio Rocha
  • Parceria: Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil
  • Realização: Teatro em Conserva / Espaço Cênico Produções Artísticas e Mímica em Trânsito Produções Artísticas

O Teatro Fashion Mall fica na Estrada da Gávea, 899, loja 213, São Conrado, Rio de Janeiro/ RJ.  Whatsapp: (21) 99857-8677.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via