Chá das Minas

Chá das Minas

por Redação

A Arrisco Brand, em parceria com o Coletivo Casa Comun e a Fluxroom, através do edital FOCA – Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura – SMC, apresentam a 6ª edição do projeto “Chá das Minas”, feira idealizada e produzida por mulheres, com protagonismo 100% feminino. O evento acontecerá no dia 13 de março, a partir de 13h,  na Casa Bosque, espaço cultural de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A 6ª edição do projeto contemplará mais de 50 mulheres suburbanas, entre elas, empreendedoras da moda, artesanato, gastronomia, artistas visuais, da música e performance. Além disso, a feira contará com palestra sobre educação financeira, contação de história para o público infantil, e serão ofertadas vagas gratuitas para oficinas de dança, customização de roupas, crochê e bordado.

O tempo de deslocamento para feiras no Centro da Cidade e Zona Sul, atrelado a rotina que acumula trabalho doméstico e familiar, impedem que muitas mulheres suburbanas consigam dar continuidade aos seus empreendimentos. Diante dessa realidade, a feira foi pensada para essas mulheres, com objetivo de fornecer um espaço agradável e aconchegante perto de casa, onde seja possível levar as crianças, oferecendo oportunidades de acesso à cultura e lazer para mães e trabalhadoras da região.

Para além do foco no empreendedorismo feminino, como opção de emancipação, o projeto exerce um papel fundamental de acolhimento para as mulheres do subúrbio.

Atrações artísticas:

  • Baque Mulher Zona Oeste (música) – Extensão do Movimento Maracatu  Baque Mulher Recife, fundado pela Mestra Joana Cavalcante, a primeira  mulher a reger uma nação de maracatu, o Encanto do Pina, na comunidade  do Bode, em Recife, o grupo Maracatu Baque Mulher Zona Oeste é um movimento de  empoderamento feminino que realiza, desde setembro de 2018, oficinas de  percussão para mulheres que acontecem em diferentes bairros da região.

  • Ingra da Rosa (performance) – Nascida em planície de vento forte cortada por rio largo, vive na Zona Portuária do Rio de Janeiro, é mulher mestiça, migrante e mãe solo de Teodoro, de 8 anos. Artista multidisciplinar da palavra e da memória, vai se movendo na pretensão de costurar narrativas, sensibilizar estruturas e manter vivas noções ancestrais e contra-hegemônicas de dignidade.

  • Micah (música) – Cantora e compositora da Zona Oeste do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em 2018 e, de lá pra cá, lançou os EPs “Plantas no Fundo do Aquário” (2018), “Período Fértil” (2019) e “Nada Ficou (ou Espelho)” (2021), além do single “Contatos Imediatos” (2020). Gêneros como rock alternativo e mpb marcam a estética musical da artista, que apresentará show com repertório completo no “Chá das Minas”.

  • DJ Jacquelone – Moradora de Duque de Caxias, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, Jacquelone vem há 5 anos com seus pezinhos descalços desbravando o cenário musical. Sua pesquisa musical tem como principal influência o Hip Hop, a qual viaja através de singulares mixagens pelos infinitos territórios dos gêneros e subgêneros da música preta.

Serviço: Chá das Minas
Data/Domingo 13/03 – 13h às 20h
Endereço: Casa Bosque – Estrada da Caroba, 499 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Instagram: https://www.instagram.com/chadasminaszo/
Coordenação geral: Nathália Miguel

Produção executiva: Micaella Martins

Curadoria: Camila Loren e Nathália Miguel

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via