A Arrisco Brand, em parceria com o Coletivo Casa Comun e a Fluxroom, através do edital FOCA – Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura – SMC, apresentam a 6ª edição do projeto “Chá das Minas”, feira idealizada e produzida por mulheres, com protagonismo 100% feminino. O evento acontecerá no dia 13 de março, a partir de 13h, na Casa Bosque, espaço cultural de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A 6ª edição do projeto contemplará mais de 50 mulheres suburbanas, entre elas, empreendedoras da moda, artesanato, gastronomia, artistas visuais, da música e performance. Além disso, a feira contará com palestra sobre educação financeira, contação de história para o público infantil, e serão ofertadas vagas gratuitas para oficinas de dança, customização de roupas, crochê e bordado.
O tempo de deslocamento para feiras no Centro da Cidade e Zona Sul, atrelado a rotina que acumula trabalho doméstico e familiar, impedem que muitas mulheres suburbanas consigam dar continuidade aos seus empreendimentos. Diante dessa realidade, a feira foi pensada para essas mulheres, com objetivo de fornecer um espaço agradável e aconchegante perto de casa, onde seja possível levar as crianças, oferecendo oportunidades de acesso à cultura e lazer para mães e trabalhadoras da região.
Para além do foco no empreendedorismo feminino, como opção de emancipação, o projeto exerce um papel fundamental de acolhimento para as mulheres do subúrbio.
Atrações artísticas:
-
Baque Mulher Zona Oeste (música) – Extensão do Movimento Maracatu Baque Mulher Recife, fundado pela Mestra Joana Cavalcante, a primeira mulher a reger uma nação de maracatu, o Encanto do Pina, na comunidade do Bode, em Recife, o grupo Maracatu Baque Mulher Zona Oeste é um movimento de empoderamento feminino que realiza, desde setembro de 2018, oficinas de percussão para mulheres que acontecem em diferentes bairros da região.
-
Ingra da Rosa (performance) – Nascida em planície de vento forte cortada por rio largo, vive na Zona Portuária do Rio de Janeiro, é mulher mestiça, migrante e mãe solo de Teodoro, de 8 anos. Artista multidisciplinar da palavra e da memória, vai se movendo na pretensão de costurar narrativas, sensibilizar estruturas e manter vivas noções ancestrais e contra-hegemônicas de dignidade.
-
Micah (música) – Cantora e compositora da Zona Oeste do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em 2018 e, de lá pra cá, lançou os EPs “Plantas no Fundo do Aquário” (2018), “Período Fértil” (2019) e “Nada Ficou (ou Espelho)” (2021), além do single “Contatos Imediatos” (2020). Gêneros como rock alternativo e mpb marcam a estética musical da artista, que apresentará show com repertório completo no “Chá das Minas”.
-
DJ Jacquelone – Moradora de Duque de Caxias, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, Jacquelone vem há 5 anos com seus pezinhos descalços desbravando o cenário musical. Sua pesquisa musical tem como principal influência o Hip Hop, a qual viaja através de singulares mixagens pelos infinitos territórios dos gêneros e subgêneros da música preta.
Serviço: Chá das Minas
Data/Domingo 13/03 – 13h às 20h
Endereço: Casa Bosque – Estrada da Caroba, 499 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Instagram: https://www.instagram.com/
Coordenação geral: Nathália Miguel
Produção executiva: Micaella Martins
Curadoria: Camila Loren e Nathália Miguel