Com ícone internacional do Breaking, Rio recebe seletiva do maior campeonato mundial 1×1, neste sábado (8)

B-Girl Maia, natural de Brasília, é a atual campeã nacional da competição e representou o Brasil em Nova York, na etapa mundial, em 2022
B-Girl Maia, natural de Brasília, é a atual campeã nacional da competição e representou o Brasil em Nova York, na etapa mundial, em 2022 (Crédito: Little Shao / Red Bull Content Pool)

No mês que marca um ano para Paris, o Red Bull BC One, maior campeonato de Breaking individual do mundo, chega para mais uma edição no Brasil, e a competição desembarca no Rio de Janeiro para a seletiva regional, neste sábado (8). A partir das 10h, a CUFA – Central única das Favelas, recebe B-Boys e B-Girls para competirem na etapa qualificatória – também chamada de Cypher.

Além das batalhas, o evento carioca contará com uma programação especial para agitar ainda mais o público: um workshop a partir das 18h com o B-Boy Lil Zoo, um dos pioneiros da modalidade no Marrocos e referência na cena global. Aos interessados em participar, tanto da Cypher quanto do workshop, basta se inscrever por meio do site oficial: https://participate.redbull.com/en/events/red-bull-bc-one-cypher-brazil/2023.

Reunindo os maiores e melhores talentos do Breaking, o Red Bull BC One elege em cada Cypher seis vencedores, sendo três da categoria feminina e três da masculina, os quais garantirão vagas para a batalha da Final Nacional, marcada para o dia 22 de julho, com um grande evento em São Paulo (SP), que começará no dia 20 com uma programação cheia de experiências, atividades e workshops sobre a cultura hip hop, comandados por campeões históricos da cena. As batalhas acontecem em formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel de jurados e têm habilidades como técnica, criatividade e simpatia avaliadas.

Entre os jurados para a seletiva carioca estão o B-Boy Lil Zoo, marroquino radicado na Áustria, conhecido por ter movimentos rápidos e ‘explosivos’; o B-Boy Mixa, que é diretor artístico, coreógrafo e intérprete no cenário Hip-Hop há quase duas décadas, e a B-Girl brasileira Thaisinha, comentarista de breaking e atuante na área educacional e social por meio da dança há mais de dez anos.

Além do Rio, o evento já passou por Belém (PA), Brasília (DF) e passará pela capital paulista, comprovando a potência mundial do Brasil. Entre os nomes já confirmados na decisão nacional estão o B-Boy Leony, atual campeão do evento, BartKleyArrozJazzKako,  KhaledIguin e Xandin; e as B-Girls Mini JapaNathanaLiviaRobertaKapuflexAnaNay e Paulinha.

B-Boy Allef, que conquistou o segundo lugar do pódio na competição nacional, em 2022.
B-Boy Allef, que conquistou o segundo lugar do pódio na competição nacional, em 2022.
(Crédito: Little Shao / Red Bull Content Pool)

Last Chance Cypher

Os dois brasileiros que vencerem a final nacional no dia 22 de julho – um B-Boy e uma B-Girl – carimbam o passaporte a Paris, onde representarão o Brasil na Last Chance Cypher. Esta etapa é a decisiva para a Final Mundial, na qual reúnem todos os campeões de todas as Cyphers Nacionais que acontecem pelo mundo, para buscar uma classificação no lugar mais alto do pódio. A Final Mundial já tem data marcada para o dia 21 de outubro, na icônica quadra de Roland-Garros, popularmente conhecida pelos torneios mundiais de tênis.

Red Bull BC One Camp

Última etapa da edição de 2023, a Cypher de São Paulo será realizada durante o Red Bull BC One Camp, evento gratuito que acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho, na mesma semana que marca um ano para Paris. Nele, o público poderá se aprofundar na cultura do hip-hop com referências brasileiras e internacionais.

Além da seletiva de São Paulo e da Final Nacional – que está com venda dos ingressos abertas por meio do link www.redbull.com/bconebr – a programação do Red Bull BC One Camp contará com workshops ministrados por relevantes nomes do Breaking internacional, como o marroquino Lil Zoo, os holandeses Tawfiq e Lee, além da B-Girl russa Kastet.

Além disso, haverá exposição com as fotógrafas Martha Cooper e Nika Kramer; batalhas ‘diferentonas’, como a Batalha do Chinelo, criada pelo B-Boy Pelezinho, na qual os competidores dançam de chinelo, e não podem deixá-los sair do pé; a Batalha Footwork, que desafia os dançarinos a fazerem os passos com as mãos, sustentando o peso do corpo; e a Batalha de Crashfest, disputa entre todos da roda de dança, com movimentos ‘loucos’ e explosivos, na qual o público decide o vencedor.

SERVIÇO

Red Bull BC One – Cypher Rio de Janeiro

Conheça o Red Bull BC One:

O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre B-Boys e B-Girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers. Após essa primeira fase, os melhores B-Boys e B-Girls se enfrentam na final nacional do evento que, neste ano, ocorre em julho na cidade de São Paulo. Os vencedores dessa etapa (um de cada categoria)  disputam a Last Chance Cypher, antes de garantirem uma vaga na final mundial, que acontece no dia 21 de outubro. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.