O espetáculo Corpo d’Água é um mergulho no universo feminino conta Danielle Anatólio que faz a direção de movimento e assina Concepção:cênica junto com Núbia Candace, Odara Mahin elas são itans de Oxum, que simboliza a fertilidade e as águas doces.
Conhecida por abençoar os casos de amor, Oxum é a Yabá que ensina sobre “amor próprio”. Neste espetáculo as atrizes trazem o amor enquanto ação e atributo pessoal e de existência na vida.
Por meio da dança do ventre e da dança-afro, o público é convidado, especialmente às mulheres, a refletirem sobre amor, liberdade e auto estima.
Numa sociedade patriarcal, as mulheres aprendem a cuidar do outro e se colocam em segundo plano, aprendem sobre amor de forma retorcida.
Mulheres negras aprendem a não chorar e a serem fortes o tempo; distantes de si, do seu auto amor, se perdem na linha da vida e muitas encerram a vida na solidão sem gozarem da sua própria beleza e amorosidade.
Corpo d’Água é um convite para pensar que o amor, que tanto falamos e buscamos, só pode ganhar forma a partir do próprio corpo-água que cada ser carrega.
A Cia Resistência Belly Black surgiu do encontro entre artistas negras do Rio de Janeiro e foi fundada no ano de 2017 por bailarinas com o sonho de proporcionar o debate urgente da ausência de corpos pretos na dança do ventre e falar sobre o protagonismo de mulheres pretas nessa arte.
Inspirada em Mercedes Baptista, a primeira bailarina Negra do Theatro Municipal, que introduziu a mesclagem do balé clássico com técnicas e elementos da dança afro-brasileira. Dessa forma, a Cia propõe um trabalho de fusão da dança do ventre e danças orientais com a estética, expressividade e simbologias da dança afro-brasileira.
Serviço
- Teatro Ruth de Souza – Parque das Ruínas
- Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
- : 8 e 9 de Julho /
- Horário 16 horas
- Lugares 75
- Vendas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/espetaculo-corpo-dagua__2031579
Ficha técnica:
- Concepção: Danielle Anatólio, Núbia Candace, Odara Mahin
- Direção de Movimentos: Danielle Anatólio
- Produção: Cia Resistência Belly Black
- Percussão: Kaio Ventura e Jorge Augusto
- Divulgação e Formação de Plateia: Naira Fernandes
- Iluminação: Rafaella Song
- Designer Gráfico: Amanda Nascimento
- Fotografia: Jefferson Diego
- Assessoria de Imprensa: Alex Bakalla
- Figurino: Almir França