RECIFE -Começou nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, a segunda edição do evento que já faz muito sucesso entre o público de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), a Expo Preta, que segue até o próximo domingo, dia 19 de novembro, no Teatro RioMar Recife (show de abertura com Negra Li) e na Praça de Eventos (piso L3) do Shopping RioMar Recife.
Leia também > Carioca Shopping terá Feira de Adoção Pet no próximo fim de semana
A 2ª Expo Preta é promovida pelo mall em uma poderosa collab com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), a exposição de afroempreendedorismo e cultura negra conta com a participação de mais de 50 afroempreendedores.
Até o último dia do evento, o público terá a oportunidade de conferir uma programação extensa, que reúne atrações culturais, painéis de conteúdo, desfile de moda e comercialização de produtos e serviços em um só evento. A 2ª Expo Preta encerrou as atividades desta sexta, às 22h. No sábado (18), as atividades ocorrerão das 9h às 22h e, no domingo, das 12h às 21h. A programação cultural e os painéis de conteúdo sempre começam às 13h e seguem até as 21h em todos os dias.
O relógio marcava pouco mais das 19h30, desta sexta-feira (17), quando a cantora, rapper e compositora Liliane de Carvalho, mais conhecida pelo seu nome artístico, Negra Li, subiu ao palco do Teatro RioMar Recife para a estrondosa euforia da plateia. A primeira música? Claro que foi o grande sucesso Vai Dar Certo, que fez sucesso como tema de abertura da novela Vai Na Fé, da TV Globo.
Ela também cantou e encantou o público com singles como 1 Minuto, dueto com o cantor D´Black, aqui muito bem representado pelo próprio back vocal que acompanhava a artista no show. Cantou também Guerreiro e Guerreira, provou ter presença de palco ao interpretar Raízes, fez os presentes dançar com Você Vai Estar Na Minha e desceu do placo para cantar Rap É Compromisso. Foram um dos grandes momentos da noite.
O ponto alto contou com a apresentação de um vídeo do saudoso Chorão (Charlie Brown Jr.), logo na sequência, levando todos ao delírio com a canção Não é Sério. E por falar em todos, o público presente também fez o seu espetáculo à parte, não deixando a cantora e seus backing volcals sozinhos. Cantaram todas as músicas, participando de cada momento. Foi lindo. Foi intimista, como nunca visto.
Para embalar as melodias, um DJ ajudava nos potentes ritmos das canções. E foi assim até o fim. Negra Li foi a escolha certa da curadoria da 2ª Expo Preta, afinal, com seu empoderamento é considerada o principal nome feminino do rap brasileiro.
Sobre a Expo Preta, é uma exposição autoral que evidencia, celebra e difunde a arte e a cultura negra e o afroempreendedorismo. O evento acontece no mês que marca a Consciência Negra. Com certeza, veio para ficar. O Shopping RioMar Recife é um dos empreendimentos do Grupo JCPM, de propriedade do empresário João Carlos Paes Mendonça, que tem uma atenção especial para o social, o ambiental, a sustentabilidade e a diversidade da juventude em suas instituições filantrópicas.
No final do semestre passado, a primeira edição do projeto foi agraciado em primeiro lugar, com Ouro, no Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), um os mais importantes do segmento. O destaque foi na categoria “Newton Rique de Sustentabilidade” – que estimula iniciativas conectadas com a responsabilidade ambiental, social e governança.
O que mostra que este tipo de programação precisa ser incluída nos planejamentos dos shopping centers em todo o Brasil. Uma vez que o debate válido, a causa é importante e que todos devem levantar a bandeira, ecoando os movimentos antirracistas. Os empreendimentos devem seguir o modelo e assumir as suas responsabilidades sociais, mostrando para a sociedade de qual lado estão. Omissão é negligência e quase todos os dias, os noticiários policiais vem mostrando graves episódios de racismos em lojas e centro de compras. Este comportamento já não é mais possível ser ignorado ou aceito em pleno Século XXI. O RioMar Recife mostra que está conversando com a diversidade sociocultural brasileira e mundial.
Confira a programação completa:
Dia 17/11 (Sexta-feira)
13h, 14h e 15h – Oficinas de Afrobetização – Jogos de leitura e contação de histórias, com Gláucio Ramos
16h – Apresentação de Jason MC
16h30 – Apresentação de Alaka MC
17h – Apresentação de Bione
17h30 – Painel “Protagonismo feminino na arte urbana”, com Tássia Seaba e Nathê Ferreira. Mediação de Rafaella Gomes.
19h – Abertura oficial da Expo Preta RioMar, com show de Negra Li e apresentação de Pedro Lins
19h às 21h – DJ Rainha do Recife
Dia 18/11 (Sábado)
13h – Apresentação da Twerk Recife
14h – Painel “Histórias que inspiram”, com Edna Dantas e Jarda Araújo. Mediação de Julio Pascoal.
15h – Apresentação do “Maracatu Encanto do Pina”
15h30 – Painel “Letramento Racial”, com Manoela Alves e Diogo Ramos. Mediação de Dayse Rodrigues
16h30 – Apresentação do Afrobaile B2B Baile Charme, com DJ Boneka e Phino
17h10 – Desfile de moda africana com o estilista Lassana Mangassouba
18h – Painel com Tia Má e mediação de Pedro Lins (Oferecimento do RioMar)
19h – Painel: “Educação Financeira”, com Viviane Silva
20h às 21h – Apresentação do DJ Makeda
DIA 19/11 (Domingo)
12h – Painel “Saúde Mental e Saúde Integrativa”, com Maria Beatriz e Andreza dos Anjos
12h30 às 14h – Apresentação do DJ VIBRA
13h30 – Desfile Moda Mangue
14h – Apresentação “Toda Música tem história pra contar”, com Kemla Batista e Dra. Honoris Causa
15h – Painel “Comunicação antirracista”, com Sharon Baptista e Lenne Ferreira. Mediação de Thiago Augustto.
16h – Painel ”Religiões de matrizes africanas”, com Neto e Janielly Azevedo. Mediação de Jamesson Vieira.
17h – Apresentação das Sereias Teimosas
17h30 – Pocket do Espetáculo “Território de Passos e Sonhos” do Balé Deveras
18h – Pocket Show de Gabi do Carmo
20h – Apresentação de Afromaica