Projeto EDUC

Projeto EDUC promove atividades lúdicas e interativas na Semana do Meio Ambiente em Duque de Caxias

Além de atrações para todas as idades, público contará com serviços de saúde e feira de adoção de animais

por Redação

Com o objetivo de sensibilizar moradores de Duque de Caxias para as questões ambientais, o Projeto EDUC Fase II, desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoverá uma série de atividades no dia 07 de junho. A ação, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, ocorrerá das 14h às 16h, na Praça Carmem Domingos Pinto, em Campos Elíseos. Além de atrações para todas as idades, o público contará com serviços de saúde e feira de adoção de animais.

Para os pequenos, a oficina ‘Bicho e lixo’ promete proporcionar bastante diversão, unida ao aprendizado sobre os impactos dos resíduos nos ambientes. Nessa atividade, as crianças participarão de uma simulação onde farão a separação de resíduos plásticos da “areia da praia”, aprendendo sobre a importância da conservação do bioma marinho.

Outra atração será a atividade ‘O mundo invisível de Duque de Caxias’, na qual será possível visualizar, por meio de um microscópio, substâncias e microorganismos presentes na região. Além disso, jogos, brincadeiras e exibição de aparatos científicos garantirão a animação da tarde, com muito conhecimento e interatividade.

Já os adultos poderão aproveitar também para cuidar da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente realizando testes de glicemia e aferimento de pressão arterial.

E, por fim, toda a família poderá adquirir itens no Bazar Verde, tais como roupas, calçados e brinquedos usados. Para “comprar” esses produtos, basta levar dez unidades de materiais plásticos recicláveis — embalagens de shampoo, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros — para trocar por uma cédula da moeda verde EDUCoin na “casa de câmbio” montada no evento.

“O trabalho da educação ambiental deve ser incansável, porque o Dia do Meio Ambiente ‘só é todo dia’ para quem pode acessar certas informações, e assim, construir essa consciência e valores. Por ora, precisamos estar nas praças, nas escolas, e em todo espaço em que nos for possível, convidando as pessoas a pensarem sobre a vida que desejamos para nós e para todo o planeta”, destaca a coordenadora de Educação Ambiental do Projeto EDUC Fase II, Helensandra Costa.

Os adolescentes do Ecoclube UNIJADC e jovens do Coletivo de Agentes Ambientais Comunitários, do Projeto EDUC Fase II, também estarão presentes para contabilizar e gerenciar o material reciclável arrecadado no Bazar Verde. Eles também aplicarão um questionário, que tem por objetivo identificar a percepção dos moradores em relação à coleta seletiva.

“O projeto EDUC Fase II desperta nos moradores a consciência de preservação, a cidadania e o trabalho em grupo. As pessoas passam a entender que precisam cuidar do seu meio, preservar e que o futuro depende do equilíbrio. Mudar hábitos, transformar e o exemplo arrasta”, define o coordenador geral do Projeto, Flávio Rabelo.

Para encerrar a tarde ambiental ainda com muita alegria e boas ações, os participantes poderão adotar uma animalzinho na Feira de Adoção Responsável, instalada no evento pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias.

Serviço:

Comemoração da Semana do Meio Ambiente – Projeto EDUC Fase II
Data: 07/06/23
Horário: 14h às 16h
Local: Praça Carmem Domingos Pinto, Campos Elíseos – Duque de Caxias – RJ
Classifição: livre
Entrada: gratuita

Projeto EDUC Fase II

O Projeto EDUC Fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.

Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses estão sendo atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto passou a atuar nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, foi produzido também um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.

Também estão ocorrendo ações integradas, como as oficinas para lideranças comunitárias, visando preparar os participantes para o enfrentamento de problemas cotidianos – como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Todas as ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/projetoeducoficial e instagram.com/projetoeducoficial.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via