Nair Cândia

Nair Cândia lança o single “Cora Coragem”, música do maestro Jaime Alem em homenagem a Cora Coralina, que estará nas plataformas dia 18

por Redação

Nair Cândia lança o single “Cora Coragem”, uma composição inédita do maestro Jaime Alem em homenagem a Cora Coralina, poeta goiana e contista, uma das mais importantes escritoras brasileiras, que chega às plataformas digitais em 18 de agosto, sexta, na véspera em que se comemora o aniversário de Cora Coralina (19/08).

“Cora Coragem” reverencia a mulher forte e extraordinária, à frente do seu tempo, guerreira e vitoriosa, de grande simbolismo, inserida no panteão das grandes heroínas femininas de nosso tempo. A letra faz referencias à obra de Cora Coralina, canta o amor, a terra e as querências da poetisa, a Serra Dourada, o Rio Vermelho e a Cidade de Goiás.

“A história de Cora Coralina, pela obra, pela resistência a uma série de limitações e imposições sociais, a perseverança, o reconhecimento tardio, tudo isso faz dela uma inspiração. Além disso, a simplicidade e as lições contidas em seus poemas me emocionam profundamente”, conta Jaime Alem. 

“Cora Coragem” foi apresentada pela primeira vez no programa Empório Brasileiro, de Rolando Boldrin, na década de 80 e ficou guardada por muitos anos. Em março de 2020, a convite de Ana Aquino e AVIVA Produções, Jaime e Nair a apresentaram no “Concerto Suíte Caboclinha” com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do Maestro Eliseu Ferreira. A interpretação de Nair causou grande impacto junto à platéia goianense, mas a pandemia veio interromper a trajetória de uma temporada que se iniciara a partir daí.

Em março deste ano Nair apresentou-se no show em comemoração ao dia da mulher no Teatro Ariano Suassuna, em Jacareí, sua cidade natal, e mostrou a canção, numa formação de voz e violão, para mil e duzentas pessoas – até então, inédita para aquele público. A idéia de regravá-la em estúdio e lançar na forma de single nas plataformas digitais surgiu neste momento.

Em formato de balada, o arranjo é fiel ao original sinfônico, transposto para violões de aço de 12 cordas, contrabaixo acústico e bateria programados por Jaime –  e destaque para o acordeon de João Carlos Coutinho.

“A primeira vez que li a respeito de Cora Coralina imediatamente conectei a história dela com a de minha tia Conceição, também poeta, também idosa, que durante toda a sua vida se dedicou à poesia, que adorava recitar nos encontros de família, que ao menor pretexto sacava os seus cadernos e enchia os nossos ouvidos e corações de ternura e amor. Cantar esta canção me remete a essas lembranças e à importância de escritora”, relembra Nair. 

Produzido por Jaime em co-produção com Ana Aquino, da AVIVA Produções, com quem Jaime tem outros projetos em Goiânia, o single é um lançamento Agente Digital, de Gian Ucello.

Este single reforça ainda mais a sinergia entre Nair e Jaime, que se iniciou nos anos 1970 e se firmou também como parceria na vida. Ambos já lançaram dois álbuns juntos: “Jaime & Nair, em 1974, que também saiu em CD no Japão em 2001 e foi relançado em 2015; e o segundo, “Amanheceremos”, veio ao mundo cinco anos depois e foi para as plataformas digitais no ano passado – 43 anos após o lançamento do LP original. Além disso, Nair lançou um disco solo, o “Nair – Canção de um Outro Dia”, em 1987. E dessa parceria vem mais projetos por aí: formaram recentemente o Trio Janaju (Jaime, Nair e Jurema de Candia), que em breve vai lançar álbum com inéditas e regravações.

Ficha técnica

Single

Intérprete: Nair Cândia

Autor: Jaime Alem

Produção musical e arranjo: Jaime Alem

Músicos, instrumentos e programações

– Violão de 12 cordas dobrados, guitarra, contrabaixo e programação de bateria – Jaime Alem

– Acordeon – João Carlos Coutinho

Engenheiro de gravação, mixagem e masterização – Jaime Alem

Design gráfico – Jaime Alem e Nair Cândia

Fotos: Jurema de Candia

Produtor fonográfico: Musika Produções

Co-Produção: Ana Aquino – AVIVA Produções

Gravado no Estúdio Musika, em Santa Tereza, no mês de junho de 2023

Lançamento: Agente Digital

Videoclipe

– Iluminação e câmeras – Jaime Alem e Jurema de Candia

– Edição e montagem – Ramon Ovidio (Goiânia)

– Direção e imagens da cidade de Goiás – Ana Aquino (Goiânia)

Letra  “Cora Coragem “  (Jaime Alem)

Asas do tempo

O canto me leva a ti, Coralina

Atravessando o cerrado

Até o coração Coralina

Tantas mulheres em ti

Tantos amores Dos becos de Goiás

E Estórias Mais, Cora Coralina

Canta o Rio Vermelho

O verde da Serra Dourada

Abre a porta pesada

De nossa memória esquecida.

Todas as vidas em ti, fertilidade

A terra te recebe

O rio te bebe

O ar te beija

Cora Coralina

Tua semente consagra o amor

Asas do tempo

A saudade me leva a ti

Cora coragem

Da fina linhagem

De outras mulheres lindas

Irmã de força e fé

De Maria e Mãe Menininha

Tu és a terra Tu és a vida

Dos Becos de Goiás

O poema trás

Cora Coralina

Cora Coralina

Tua semente consagra o amor

Asas do tempo

A saudade me leva a ti

Asas do tempo

O canto me leva a ti, Coralina

Atravessando o cerrado

Até o coração Coralina

Cora Coragem

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via