Andejo

Espetáculo “Andejo”, da “Em Boa Companhia”, apresenta o lirismo do cotidiano nômade dos circos tradicionais em leitura contemporânea.

O espetáculo fará apresentações gratuitas pela cidade do Rio de Janeiro, com estreia na Arena Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador, no dia 11 de novembro

por Redação

Inspirado na vida nômade dos circos tradicionais, o espetáculo Andejo, da “Em Boa Companhia”, estreia dia 11 de novembro na Arena Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, apresentando uma leitura contemporânea da técnica de duo acrobático aliada à dança. A dupla de intérpretes Helena Heyzer e Guilherme Gomes constroem a dramaturgia a partir dos duos, reunindo ainda elementos da comicidade e da magia para contar a história.

Com direção de Diogo Granato, Andejo mostra o cotidiano dessas duas personagens que coabitam um espaço inusitado: um armário, que se revela como dispositivo coringa cheio de surpresas e possibilidades cênicas para a execução de seus truques e artimanhas. O projeto é patrocinado pelo Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Tendo o teatro mambembe como referência, o espetáculo constrói uma narrativa onde as acrobacias, a comicidade e a dança acrobática apresentam um jeito mágico de viver a vida no cotidiano.

Após a estreia no dia 11, Andejo fará circulação por outros três espaços culturais da cidade. Além de mais uma apresentação na Arena Carioca Renato Russo no dia 09 de dezembro, às 16 horas, o espetáculo passará ainda pelo Museu da República, no Catete, nos dias 25 de novembro e 10 de dezembro, também às 16 horas; na Areninha Cultural João Bosco, em Vista Alegre, no dia 19 de novembro, às 16 horas e no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, nos dias 2 e 3 de dezembro, às 15 horas. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Além das apresentações, o projeto irá oferecer uma residência artística para estudantes e profissionais das Artes Cênicas a partir do dia 13 de novembro. Mais informações pelo instagram da companhia (@emboa_cia).

SINOPSE

Andejo conta a história da vida de dois personagens em sua pequena casa: um armário que ao longo do espetáculo se revela como um dispositivo coringa cheio de surpresas e possibilidades cênicas para a execução de seus truques e artimanhas. O espetáculo constrói uma narrativa onde as acrobacias, a comicidade, o ilusionismo e a dança acrobática apresentam um jeito mágico de viver a vida no cotidiano.

SERVIÇO

ANDEJO 

Duração: 40 minuto
Linguagem: Circo
Classificação Etária: Livre
Ingressos GRATUITOS

Local: Arena Carioca Renato Russo, na Ilha do Governado
data: 11/11 e 09/12 (nesse dia com intérprete de LIBRAS)
horário: 16h

Local: Areninha Cultural João Bosco, em Vista Alegr
data: 19/11
Horário: 16h

Local: Museu da República, no Catete
data: 25/11 e 10/12 (nesse dia com intérprete LIBRAS)
Horário: 16h

Local: Parque Glória Maria, em Santa Teresa
data: 2 e 3/12 (nesse dia com intérprete de LIBRAS)
Horário: 15h

Ficha Técnica:

  • Coordenação de Projeto: Helena Heyzer
  •  Produção Executiva: Guilherme Gomes e Helena Heyzer
  •  Direção Artística: Diogo Granato
  •  Intérpretes: Guilherme Gomes e Helena Heyzer
  •  Trilha Sonora original: Beto Lemos
  •  Cenografia: Dodô Giovanetti
  •  Figurino: Raquel Theo
  •  Assessoria de Imprensa: Ana Pinto | Pequena Via Comunicação
  •  Intérprete de LIBRAS: Diana Dantas
  •  Fotografia: Renato Mangolin e Nathan Nascimento

Histórico da Cia: 

Em Boa Companhia celebra o encontro entre os artistas Guilherme Gomes e Helena Heyzer. Desde setembro de 2021 a dupla vem construindo suas próprias bases para fundamentar sua pesquisa artística apostando na potência cênica da mescla de linguagens.

Em 2022 criam a cena “Em Boa Companhia” , parte da investigação cênica realizada pela dupla com o objetivo de se inserir nos circuitos culturais. Teve sua estreia no festival O salto do Espinhaço (MG/ 2022) e desde então participou de diversos festivais pelo Brasil ,onde além das apresentações, a dupla ministra oficinas de circo e dança.

Em 2022 participam do festival Interações Acrobáticas (RJ), e em 2023 no festival Dança em Trânsito realizando uma circulação em São Luís (MA) e por algumas cidades do interior do Pará e na capital, Belém.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via