Livros para inspirar a alfabetização

por Redação

A Editora Melhoramentos está com uma lista de livros para inspirar a alfabetização, neste 14 de novembro. São títulos como ABC Doido, de Angela Lago, que propõe deliciosas brincadeiras para todas as idades e abre uma porta para as primeiras leituras através das adivinhas. O texto em letra bastão auxilia os pequenos no processo de alfabetização.
Essa premiada autora e ilustradora leva a criança a desvendar o maravilhoso mundo do ABC, sugerindo jogos e atividades, como imitar o desenho de uma letra com o próprio corpo.

A obra foi vencedora do Prêmio Jabuti 2000, como Melhor Livro Infantojuvenil, foi selecionada também como Altamente Recomendável, na categoria Criança, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ ),também do ano 2000, e recebeu ainda os prêmios Ofélia Fontes da FNLIJ, na Categoria o Melhor para a Criança e o PNLD 2013 – Obras Complementares”.

Também na mesma linha, temos Além do rio, de Ziraldo, que insere a criança no mundo do ‘rio’, através do olhar de um cuidadoso observador que narra o que vê sobrevoando uma região muito importante e querida do Brasil. Ele acompanha, investiga e observa, um pequenino fio de água parda, nascido entre altas montanhas e uma grande planície verde, enquanto ele vai crescendo, tornando-se caudaloso, imponente em sua trajetória, antes de se juntar ao mar. Quem é esse narrador? Essa é a grande surpresa deste livro!

Em Você sabe, você viu, no livro de texto rimado, conduzido pela autora Bella Aurora, os pequenos leitores conhecerão uma vaca muito mansa, sorridente e formosa que deseja se casar. Será que ela encontrará seu par?

O leitor também irá conhecer alguns bois bem brasileiros de duas festas incríveis: na cidade de Parintins, no Amazonas, com a acirrada disputa entre o boi Caprichoso e o boi Garantido, e na festividade de Bumba meu boi, no Maranhão, que acontece na capital São Luís.

Já em Iori descobre o sol, de Oswando Faustino, os ruídos da natureza podem surpreender a quem está acostumado a dormir nas grandes cidades. Esta narrativa simples ajuda a preparar a criança para essa novidade, estimulando a observação dos sons e brincadeiras com onomatopeias.

Sozinha em seu quarto, a pequena Iori não consegue dormir. Fica intrigada com os sons do campo, vindos do lado de fora da janela. cri, cri, cri,… que barulho é esse? tuc, tuc, tuc,… o que será esse som? Uouch… Piuuu… Envolvida pelos ruídos misteriosos da noite longe das cidades a menina passa o tempo acordada, até a chegada do Sol. Textos em letra bastão para estimular a alfabetização dos pequenos.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via