Minha amiga Anne Frank: a história real de uma amizade que resistiu ao Holocausto

Lançado pela Buzz Editora neste mês de agosto, Minha amiga Anne Frank retrata Anne Frank pelo olhar de sua amiga e confidente Hannah Pick-Goslar

por Redação

Minha amiga Anne FrankEm 1933, aos cinco anos de idade, Hannah Pick-Goslar e sua família escaparam da Alemanha nazista, buscando refúgio em Amsterdã. Lá, Hannah fez amizade com uma jovem bem parecida com ela: Anne Frank, uma menina sincera e divertida. Durante alguns anos felizes, as duas foram inseparáveis, desfrutando da liberdade e da alegria da infância, dormindo uma na casa da outra e se divertindo no bairro de Rivierenbuurt.

Em junho de 1942, à medida que a ocupação nazista na Europa se intensificava, Hannah e Anne foram abruptamente separadas. Anne e a família Frank desapareceram de repente, deixando para trás sinais de vida cotidiana, como a louça na pia e as camas desarrumadas.

Enquanto Hannah se perguntava qual teria sido o destino de sua amiga, esperando que estivesse em segurança, o destino de sua própria família começou a se desdobrar diante de seus olhos. Ela, sua irmã, seu pai e seus avós foram capturados e levados ao campo de Bergen-Belsen, na Alemanha.

Em meio a condições terríveis e com o risco de morte iminente, Hannah recebeu notícias de sua amiga Anne Frank. Movida pela urgência de salvar Anne, que lutava pela vida e estava enfraquecida, Hannah se arriscou em uma tentativa de resgate.

Minha Amiga Anne Frank lança luz sobre a humanidade e a resiliência em tempos de extrema opressão, e é um testemunho de como a amizade é capaz de superar fronteiras e unir corações em um vínculo genuíno e perene. Hanna Pick-Goslar retrata Anne Frank para além de seu mundialmente famoso diário, e os leitores agora têm a oportunidade de conhecer a Anne que Hannah, sua amiga e confidente, conheceu.

a autora

Hannah Pick-Goslar, Hanneli para seus amigos, nasceu em Berlim em 1928. Em 1933, após Adolf Hitler ser eleito chanceler da Alemanha, a família Goslar se mudou para Amsterdã, onde Hannah frequentou a 6ª Escola Montessori e fez amizade com uma garota chamada Anne Frank. No diário de Anne, ela conta momentos com Hannah, referindo-se à amiga como “Lies Goosens”. Em 1943, Hannah, a irmã mais nova, Gabi, o pai e os avós maternos foram presos e enviados para o campo de transferência de Westerbork, nos Países Baixos, antes de serem encaminhados para Bergen-Belsen, na Alemanha. Hannah passou catorze meses no campo até ser libertada em 1945. Em 1947, emigrou para o Mandato Britânico da Palestina, pouco antes que o território se tornasse o Estado de Israel, e estudou enfermagem. Depois de se aposentar, Hannah aproveitou a companhia de seus três filhos, onze netos e 31 bisnetos. Ela faleceu em 2022, aos 93 anos.

Ficha Técnica

  • Título: Minha amiga Anne Frank
  • Autora: Hannah Pick-Goslar, Hanneli
  • Formato: 16 x 23 cm
  • Páginas: 272 [com álbum de fotos exclusivo]
  • Tiragem: 7 mil
  • Lançamento: 10 de agosto 2023
  • ISBN impresso: 978-65-5393-226-5 R$ 79,90
  • ISBN e-book: ISBN e-book 978-65-5393-220-3 R$ 54,90
  • Gênero: autobiografia, memórias
  • Classificação: 16+

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via