Rodrigo Lovatti, Thiago Pampurre e Adilson Pires

Shopping Leblon adere ao núcleo “Deixa Eu Ser Criança”, que já impactou mais de 190 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social desde o seu lançamento

Empreendimento inaugura espaço no primeiro piso para prestar acolhimento e encaminhamento às redes municipais de jovens, com o objetivo na proteção e no combate ao trabalho infantil

por Redação

O Shopping Leblon inaugura um espaço do “Deixa Eu Ser Criança”, em parceria público-privada da ALLOS com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e se torna a base do núcleo na Zona Sul. “É um ambiente preparado para prestar acolhimento e encaminhamento às redes municipais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que circulam no interior e no entorno do shopping”, conta o superintendente do shopping, Rodrigo Lovatti. Lançada em 2022 em outro shopping ALLOS, a iniciativa já resultou em mais de 1.200 abordagens dedicadas, gerando centenas de articulações, e tem por objetivo trabalhar na proteção e no combate ao trabalho infantil.

O “Deixa Eu Ser Criança” foi idealizado pelo coordenador de segurança do Shopping Leblon, Thiago Pampurre, diante a uma notoriedade de um aumento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e trabalho infantil pelas ruas da cidade. Segundo o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, mais de 40 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos vivem em situação de trabalho indevido pelas ruas do Rio. “Além de expô-los aos riscos ocupacionais, é uma porta de entrada para outras violações de direitos”, afirma Pampurre.

A equipe é composta por 01 assistente social e 04 educadoras que fazem as abordagens e o devido acolhimento no espaço, seguido dos encaminhamentos necessários para as redes de proteção do município. “A violação do direito das crianças e dos adolescentes acontece todos os dias. É uma atitude importante, corajosa, cidadã e positiva do Shopping Leblon, abrir espaço para um o trabalho visando a proteção e atenção com esses jovens”, enfatiza Adilson Pires, Secretário Municipal de Assistência Social.

Convidados e conduzidos à sede do núcleo, as crianças e os adolescentes são acolhidos, cadastrados, alimentados e se divertem com TV, filme, jogos e atividades culturais, sempre sob a tutela da equipe responsável. Criado esse vínculo de fraternidade, tornam-se mais confiantes para expor seus motivos que os levam às ruas, estando entre os principais para a região da zona norte a evasão escolar, necessidade de composição da renda familiar e, em alguns casos, exploração e maus tratos por seus responsáveis.

Dos mais de 190 jovens que tiveram sua vida transformada pelo projeto, Mateus Fasuolo Pereira, de 19 anos, fala da importância de sua expansão. Na época que foi encaminhado, era vendedor de balas e hoje trabalha no Norte Shopping, o primeiro a aderir ao projeto. “É uma forma de descontruir essa imagem de marginalização de nós jovens da comunidade. Agradeço por terem pessoas que acreditam na gente, que confiam no nosso potencial e no nosso profissionalismo, ajudando-nos a sentirmos parte da sociedade”, declara Pereira.

SERVIÇO:

Inauguração Núcleo “Deixa Eu Ser Criança”

Onde: Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon)

Horários de funcionamento: Segunda a Sábado: 10h às 22h; e Domingo: 13h às 21h

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via