“Down! Viva a diferença com arte e inclusão”

Regina Duarte e Mariana Manzoni da Silva - Foto: Marcia Moreira
Regina Duarte e Mariana Manzoni da Silva - Foto: Marcia Moreira

Amor, carinho, admiração, respeito, uma razão para viver. Foram muitas as motivações que levaram o diretor artístico Jorge Davidson a produzir o livro de fotografia “Down! Viva a diferença com arte e inclusão”, que reúne crianças jovens e adultos com Síndrome de Down e grandes estrelas do cenário musical, das artes em geral e dos esportes,  e é dedicado ao filho Breno, que aos 32 anos está perfeitamente integrado à sociedade.

“Down! Viva a diferença com arte e inclusão” é mais um passo na produção e difusão de conteúdo para colaborar com o desenvolvimento da capacidade de pessoas com Síndrome de Down, bem como mapear novos caminhos para o trabalho e a independência. A escolha da fotografia como meio de inclusão contou com a parceria de quatro profissionais que doaram seu tempo e trabalho: Cristina Granato, Marcia Moreira, Marcos Hermes e Maurício Valladares. E a adesão de quarenta e oito artistas, esportistas e personalidades de destaque na sociedade brasileira, em um arco que vai de Alceu Valença a Zeca Pagodinho. O projeto gráfico é do designer Luis Carlos Maraca, também pai de um jovem Down. Breno Prisco (assistente de produção) e Yve Caminha (assistente de fotografia) reforçam a equipe, representando o movimento de inclusão social proposto nesta publicação.

Erasmo Carlos e Caio Prado - Foto: Marcia Moreira
Erasmo Carlos e Caio Prado – Foto: Marcia Moreira
Zeca e Lucas Ronconi (foto: Marcia Moreira)
Zeca e Lucas Ronconi (foto: Marcia Moreira)

 “Como diretor artístico e pai de um jovem Down, juntei, neste projeto, minha proximidade com grandes artistas à maravilhosa experiência de vida com meu filho Breno”, assinala Jorge, que faz questão de ressaltar as mudanças em sua vida a partir do nascimento de seu filho. Além de Jorge, também estão presentes nos textos do livro a psicóloga Bárbara Calmeto, especialista em Terapia Cognitiva,  e a pedagoga Ana Paula Pacheco, pós-graduada em Educação Especial pela Fundación Sindrome de Down de Madri.

Davidson aponta que uma das principais virtudes de Breno está no trato social, com impressionante capacidade de relacionamento nas mais diversas faixas etárias – crianças, jovens, adultos ou velhos amigos dos pais. “Sou extremamente orgulhoso de pertencer à primeira geração de pais inclusivos”, revela.  “Hoje sou um ser humano muito melhor do que era antes dele nascer. Fui adquirindo qualidades, aprendendo com o tempo”, destaca, completando que a homenagem se estende aos amigos e pares Down de Breno: “É um agradecimento pela vida ao lado deles, na qual pureza, carinho e afeto estão sempre presentes. Quem vive esta experiência sabe exatamente o quanto aprendemos. Trata-se de uma aula permanente.”

AS PERSONALIDADES:

Alceu Valença, Ana Carolina, Cissa Guimarães, Clarice Falcão, Diogo Nogueira, Djavan, Du Moscovis, Dudu Nobre, Erasmo Carlos, Ernesto Picollo, Fausto Fawcett, Fernanda Abreu, Fernanda Takai, Frejat, Gabriel O Pensador, Gustavo Camardella, Herbert Vianna, Isabel Fillardis, Ivo Meirelles, João Barone, João Cavalcanti, Júnior, Lilian Valeska, Liminha, Lô Borges, Marcelo D2, Marco Túlio, Maria Flor, Marina Palha, Mart’Nália, Martinho da Vila, Monique Benoliel, Patrícia Sauer, Paulinho Fonseca, Paulo Cezar Caju, Paulo Silvino, Pedro Luís/Monobloco, Regina Duarte, Renata Tobelem, Rildo Hora, Roberta Sá, Rodrigo Suricato, Rogério Flausino, Samuel Rosa, Simoninha, Toni Garrido, Wilson Sideral e Zeca Pagodinho.

O projeto “Down! Viva a diferença com arte e inclusão” é apresentado e patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Markway Business e Informática Ltda, Fagga Promoção de Eventos S/A, Prime Lafem Engenharia Ltda e DXA Gestão de Investimentos Ltda, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – lei do ISS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here