1º Festival Anama Sapopemba celebra 10 Anos da Escambo Cultural com diversidade musical e cultural

A Escambo Cultural está prestes a comemorar uma década de existência, e para celebrar essa importante marca, realizará o festival Anama Sapopemba: Festa da Música Brasileira. O evento ocorrerá no dia 5 de agosto, das 14h às 23h, em Sulacap, zona oeste do Rio.

Desde a sua fundação, a Escambo Cultural tem sido um centro de efervescência cultural na zona oeste carioca, promovendo diversos eventos, oficinas, palestras e encontros. Agora, no aniversário de 10 anos, a associação escolheu abraçar a rica diversidade cultural do país e proporcionar um espetáculo musical que destaca diferentes gêneros da música brasileira.

O nome escolhido para o evento, “Anama Sapopemba”, carrega um significado simbólico. “Anama” significa “família”, e “Sapopemba” é uma homenagem aos povos originários que habitavam a Aldeia Sapopemba, localizada na região que hoje abriga o bairro Jardim Sulacap. A escolha desse nome reflete o propósito de unir as raízes culturais e celebrar a conexão entre as pessoas e a história dessa região.

A programação do festival promete entretenimento para todos os gostos. Dentre os destaques, estão as apresentações de artistas renomados como Nath Audízio, conhecida por sua participação no programa “The Voice Brasil”, e Cinthia Ribeiro, também ex participante do The Voice Brasil, que fará uma participação especial na roda do Samba Miudinho.

Além disso, o público poderá curtir apresentações de R&B, Pop Rock, Hip Hop e Forró, em uma grande cenografia imersiva que será montada para ambientar o festival. Expositores de artesanato, incluindo artistas indígenas, estarão presentes no evento, proporcionando uma experiência cultural completa.

Para os mais jovens, o festival também apresentará o primeiro episódio da websérie “A Turminha do Barulho”, um projeto que aborda temas importantes como nutrição, saúde e afeto, voltado principalmente para crianças e adolescentes.

O evento ainda terá uma atividade especial em linha com os propósitos da Escambo Cultural em 2023. O grupo de pesquisa Agenda Realengo 2030  realizará a oficina “Justiça Socioambiental: o que eu tenho a ver com isso?”, uma oportunidade de discutir questões de pertencimento territorial, questões ambientais, racismo ambiental e violações climáticas.

Os ingressos para o Festival Anama Sapopemba já estão disponíveis pelo valor de R$ 10 e podem ser adquiridos no site Sympla

Programação:

  • 15h: Oficina sobre ações climáticas com a Agenda Realengo 2030
  • 16h: Apresentação de Nath Audízio (The Voice Brasil) com participação especial de Daniel Cruz
  • 17:20h:Contação de história “O Boto Tucuxi” com Papiõn Cristiane
  • 17:40h: Show de Aquele Biel e Kalebe
  • 19h: Estreia da websérie “A Turminha do Barulho”
  • 19:30h: Samba Miudinho com participação especial de Cinthia Ribeiro
  • 21h: Forró com o trio Panela de Pressão
  • Encerramento às 23h

Serviço:

10 anos da Escambo Cultural – Festival Anama Sapopemba, das 14h às 23h

Endereço:Avenida Albérico Diniz, 1657, Jardim Sulacap
Ingressos: R$10,00 https://sympla.com.br/evento/festival-anama-sapopemba/2047754