Início » Adolescente enfrenta revolução sangrenta na Romênia pós Segunda Guerra Mundial

Adolescente enfrenta revolução sangrenta na Romênia pós Segunda Guerra Mundial

Livro é escrito por Ruta Sepety, autora de ficção histórica best-seller do The New York Times e publicado pela Alta Novel

por Jorge Rodrigues

O Fim dos Sussurros As feridas da Segunda Guerra Mundial talvez nunca sejam totalmente cicatrizadas. Parte do horror seguiu por muitos anos após o período catastrófico. A Romênia foi um dos locais que vivenciou uma situação precária na época pós-guerra: os romenos estavam sob um regime ditatorial tirânico, com privações de necessidades básicas como comida e moradia.

No romance histórico O Fim dos Sussurros, lançamento da Alta Novel, Ruta Sepetys se debruçou em longas pesquisas para contar a história da Romênia a partir de um lado pouco conhecido de uma nação definida pelo silêncio, pela dor e persistência inabalável do espírito humano. Os cidadãos deste local eram estoicos e resilientes, mas cerca de 20 milhões de pessoas sofreram com o terror da tirania.

O Fim dos Sussurros é protagonizado pelo personagem Cristian Florescu, de 17 anos, que deseja se tornar um escritor. Contudo, os romenos não são livres para ter sonhos — eles estão aprisionados por regras e violência. O jovem vive em um país o qual o presidente mostrava ao mundo um cenário, mas na realidade o povo vivenciava outro: ditadura e fome.

O agente tinha um arquivo. Quem havia me delatado? Por cima do ombro, olhei rapidamente para as sombras. Eu estava sendo seguido? Eu ainda não sabia a verdade: muitos de nós estávamos sendo seguidos. A noite chegou entre nuvens dispersas. O céu estava negro e sem luz. Edifícios altos e cinzentos se erguiam em cada lado da rua, me oprimindo. Morar em Bucareste era como viver em uma fotografia em preto e branco. A vida em tons frios e monocromáticos. Você sabia que havia cor em algum lugar além da paleta de cimento e carvão da cidade, mas não conseguia chegar até lá – além do cinza. Até minha culpa tinha um gosto cinza, como se eu tivesse engolido um punhado de fuligem. Será que era algo tão cruel como parecia?
(O Fim dos Sussurros, p. 14)

Ruta Sepetys

Ruta Sepetys

Em meio à ditadura de Nicolae Ceaușescu, cercado por isolamento e medo, Cristian passa a ser chantageado pela polícia secreta para que se torne um informante. Ele tem apenas duas opções: trair tudo e todos que ama ou usar sua posição para enfraquecer o ditador notoriamente mais cruel da Europa Oriental, revelar ao mundo o que está acontecendo em seu país e lutar por mudanças.

Neste enredo, Ruta Sepetys – publicada em mais de 70 países – compartilha com o leitor momentos reais da história e, ao mesmo tempo, os envolve em uma trama emocionante ao retratar personagens que enxergam a esperança até nos dias mais sombrios.

A comovente mistura de ficção e realidade é a marca de O Fim dos Sussurros. A autora, que já foi convidada para discursar na OTAN, no Parlamento Europeu e no Capitólio dos Estados, descreve de forma singular como este período na Romênia foi uma revolução sangrenta que terminou com um governo não muito melhor do que aquele derrubado.

Ficha técnica:
Título:
 O Fim dos Sussurros
Autor: Ruta Sepetys
Editora: Alta Novel
ISBN: 9788550819334
Páginas: 320
Formato:  23 cm x 16 cm
Preço: R$ 64,90
Link de venda: Amazon e E-commerce da editora

A autora:

Ruta Sepetys é autora de ficção histórica, best-seller do New York Times, publicada em mais de 40 idiomas. Ela venceu ou foi indicada para mais de quarenta premiações e foi citada em mais de sessenta listas de premiações estaduais. Vencedora da Medalha Carnegie, é apaixonada pelo poder que a história e a literatura têm de trazer consciência e conexão globais. Ela já discursou em diversas embaixadas pelo mundo.

Acompanhe o perfil da autora no Instagram: @rutasepetysauthor

Acompanhe o perfil da editora no Instagram: @altanoveleditora

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via